Mais de 12 mil crianças devem ser vacinadas contra Hepatite A em Uberlândia

A partir desta semana a vacina contra hepatite A passa a fazer parte do calendário básico infantil de vacinação com o objetivo de prevenir e controlar a doença. As doses da vacina já estão disponíveis nas 65 salas de imunização do município de Uberlândia, distribuídas entre Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Postos de Saúde da Família (PSFs) na zona urbana e rural, das 8h às 17h.

Para receber a vacina contra hepatite A, a criança precisa já ter completado um ano (doze meses) no dia de receber a dose, podendo também ser vacinadas crianças com até dois anos, nascidas após o dia 01/07/2012. “Os pais que tiverem crianças com idade inferior a um ano podem ficar tranquilos, porque assim que seus filhos alcançarem a faixa etária eles serão imunizados em uma unidade de saúde”, disse Rosana Gervásio, coordenadora de Vigilância epidemiológica. A estimativa é que 12.983 crianças sejam vacinadas até o fim deste ano.

A Hepatite A é uma doença infecciosa contagiosa, também conhecida como “hepatite infecciosa”, causada pelo vírus A (VHA). A doença apresenta sintomas poucos específicos como colúria (urina escura), pele e olhos amarelados, febre, hipocolia fecal (fezes amareladas), dor abdominal, e vômitos. A doença é curável e pode ser prevenida pela utilização da vacina e com a adequação das condições de vida com medidas educacionais de higiene. Medidas simples como lavar as mãos após ir ao banheiro, lavar com água tratada os alimentos que consome cru e cozinhar bem carnes de porco e mariscos antes de consumir.

Prefeitura de Uberlândia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *