Gestores e conselheiros de saúde recebem capacitação

Avaliar, debater a democratização e socialização do Sistema Único de Saúde (SUS), facilitar políticas de participação popular na gestão e orientar os representantes sobre como ampliar o papel e a atuação do SUS. Estes objetivos reúnem nos dias 06 e 07, no auditório Cicero Diniz, do Centro Administrativo Municipal, gestores, conselheiros municipais e Central de Movimentos Populares para compartilhar informações junto aos representantes do Legislativo e Judiciário municipal.

A capacitação pretende organizar o trabalho destas categorias e efetivar ações de melhoria do sistema público de saúde em Uberlândia. O encontro é dirigido por profissionais da Secretaria de Saúde com histórico de atuação no SUS, para facilitar os aspectos práticos de ampliação da qualidade e controle social nos serviços oferecidos à população.

Segundo o secretário de Saúde, Almir Fontes, é importante reverter a lógica atual de tratamentos sintomáticos em saúde e voltar o foco do trabalho para os cuidados na atenção primária e na prevenção.

Nos municípios em que estão implantados, os conselheiros de saúde têm o papel de facilitar o processo de participação da comunidade no processo de implementação do SUS. Exerce a promoção de informações e conhecimentos em favor de interesses comunitários afinados com políticas públicas e princípios do SUS.

SUS em Movimento

Seguindo a proposta de integrar os segmentos e fortalecer as ações do SUS no município e região, a Secretaria de Saúde promoveu nos meses de março e abril, o ciclo de seminários SUS em Movimento. A iniciativa garantiu espaço aberto para a população se manifestar sobre seus anseios e os mantenedores do serviço ouvir sugestões, reclamações, responder questionamentos e mostrar seu trabalho.

O evento mobilizou as comunidades das regiões Norte, Sul, Centro, Leste, Oeste e zona rural de Uberlândia e conseguiu estreitar o diálogo com a comunidade sobre os caminhos que a gestão planeja e vem executando no atendimento aos cidadãos.

Além de abordar as políticas públicas de saúde e o modo como os serviços têm sido prestados às pessoas, o SUS em Movimento levou até os bairros informações como a prevenção a dengue, doenças sexualmente transmissíveis e as práticas integrativas e complementares à saúde.

Prefeitura de Uberlândia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *