Trabalhadores da rede municipal de saúde recebem reajuste salarial

(Beto Oliveira/SECOM/PMU)

(Beto Oliveira/SECOM/PMU)

Foi anunciado na tarde desta quinta-feira, 29 de maio, no Centro Administrativo Municipal, o reajuste dos vencimentos dos profissionais da saúde e vigilantes das unidades pertencentes à Fundasus. A negociação feita entre Prefeitura e sindicatos resultou em reajuste de 6,5% para médicos e vigilantes e 6% para demais profissionais da área da saúde.

O salário a ser pago na folha de maio virá com o novo valor e no mês seguinte a folha ainda terá os retroativos desde o mês de fevereiro. 

A folha de pagamento da saúde gira em torno de R$ 18 milhões e com o reajuste passará a cerca de R$ 20,5 milhões. O município tem cerca de 2.500 funcionários nas unidades de saúde ligadas à Fundasus entre médicos, não-médicos e vigilantes.

“Abrimos um canal para conversar com os sindicatos desde o ano passado e isso foi uma inovação, pois nada desse tipo havia sido feito ainda. Os três sindicatos nos ajudaram na negociação, já que eles discutiram com as categorias e concordoram com o que foi proposto”, explicou Almir Fontes, secretário municipal de Saúde.

Quanto às organizações sociais SPDM e Missão Sal da Terra que administram as demais unidades de saúde, existe uma autonomia para reajustar a folha de seus funcionários, devido aos contratos firmados por cada uma delas. “No máximo podemos eventualmente intermediar ou fazer uma conversa em conjunto”, completou o secretário.

O delegado do Sindicato dos Médicos (Sinmed), Uílter Goulart, ficou satisfeito com a negociação e acredita que a assistência na saúde deve melhorar e ampliar ainda mais em Uberlândia. “Fizemos um acordo em que vários tópicos foram discutidos no início da gestão e alguns deles já foram acatados, como a criação das UPAs e do Samu”, comentou.

No mesmo sentido, a coordenadora regional do Sintibref, Simone Fernandes, que representou a categoria dos vigilantes, ficou contente com o acréscimo de 6,5%. “O reajuste agradou, visto que foi o índice previsto em convenção coletiva”, afirmou. O novo valor beneficiará 140 vigilantes das unidades geridas pela Fundasus.

Prefeitura de Uberlândia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *