Conferência do Parlamento Juvenil do Mercosul acontece em Uberlândia

Onze parlamentares juvenis de diversos estados brasileiros estarão em Uberlândia nesta semana para a Conferência do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). O evento ocorrerá nos dias 29 e 30 de maio e conta com o apoio da Prefeitura de Uberlândia, através da Superintendência da Juventude, e da Câmara Municipal.

Os parlamentares juvenis são adolescentes do ensino médio que se propõem a contribuir para a formação política e cidadã dos jovens, dando-lhes ferramentas para que possam participar ativamente dos grupos e comunidades dos quais são integrantes. O representante mineiro é o estudante Gustavo Medrado, de 17 anos e o público alvo da conferência é formado por alunos de 14 a 18 anos do ensino público e privado.

A primeira etapa do PJM será na quinta-feira (29), às 9h, quando acontece a abertura do evento no plenário da Câmara Municipal de Uberlândia. Já na segunda etapa, sexta-feira (30), também às 9h, haverá discussões e debates  no campus da Uniube (bairro Lídice). 

Através da conferência, pretende-se criar um espaço de discussão, consulta e troca de experiências. Os eixos-temáticos a serem abordados são “O Ensino Médio que queremos”, “Inclusão Educativa”, “Participação Cidadã”, “Jovens e Trabalho”; “Direitos humanos” e outros temas vinculados à identidade de gênero.

O PJM começou no Uruguai e ganhou apoio de outros países sulamericanos, como Argentina, Bolívia, Colômbia, Paraguai, Venezuela e Brasil, onde é administrado pelo Ministério da Educação (MEC) e tem parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF),  Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) e Organização dos Estados Americanos (OEA).

Prefeitura de Uberlândia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *