Seminário capacita professores para o Projeto EducaTur

As secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Educação promovem no dia 29 de maio um seminário com oficinas temáticas e de projetos voltado para os profissionais que atuam no projeto Educação para o Turismo (EducaTur). O evento vai acontecer no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe), das 7h30 às 17h30.

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental formam o público-alvo do projeto, que envolve ainda professores, pedagogos e laboratoristas.

Durante o seminário, haverá um momento de socialização em que os professores terão informações sobre o que os apoiadores têm contribuído para o desenvolvimento do turismo de forma geral na cidade. Os professores serão orientados dentro dos eixos temáticos escolhidos por cada escola. Um segundo momento será destinado à discussão de habilidades e competências para se elaborar o projeto que deverá ser apresentado no encerramento do ciclo, no fim do ano, durante a Feira de Profissões do Turismo. Ao todo, serão quatro oficinas com temas variados. Haverá ainda duas apresentações culturais que consistem num momento lúdico aliado à formação dos professores.

De acordo Cecília Figueira, coordenadora do projeto EducaTur, o trabalho tem atingido expectativas positivas. “Estamos muito felizes com os resultados obtidos até agora. Tivemos 24 escolas inscritas. Teremos aproximadamente 1.680 alunos para participarem de todas as etapas do projeto”, explica. Está previsto a participação de 90 professores, divididos nos dois turnos, manhã e tarde.

Parceiros

As secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Educação têm como parceiros na execução do Educatur as secretarias municipais de Cultura, Desenvolvimento Social e Trabalho, Meio Ambiente, Governo – através da Superintendência da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urbana, além da Câmara Municipal, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Serviço Social do Comércio (Sesc), Uberlândia Convention & Visitors Bureau, Infraero – Aeroporto de Uberlândia Tenente Coronel Aviador César Bombonato, Aeroclube de Uberlândia e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Uberlândia (Sindtur).

Etapas do EducaTur

A primeira etapa do EducaTur consiste em visitas de orientação e a apresentação para as escolas das temáticas e confirmação da adesão de cada uma. Nesta etapa, já finalizada, foram confirmadas 24 escolas no projeto. A segunda etapa acontece após a adesão da escola, com assinatura do formulário e escolha dos eixos temáticos que serão trabalhados. As palestras são direcionadas ao eixo temático escolhido pela unidade escolar. A escola pode ter até duas turmas a serem trabalhadas, mas com apenas um eixo temático. Há ainda o seminário direcionado para os professores, pedagogos e laboratoristas que atendem aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.

A terceira etapa é um city tour em que são atendidas até duas turmas por escola. A atividade está prevista para os meses de julho, agosto e setembro. Em julho, algumas escolas não participarão devido a mudança do calendário escolar por causa da Copa do Mundo. Já a quarta e última etapa é a realização da Feira de Profissões de Turismo, em que são apresentados os projetos realizados através do EducaTur ao longo do ano. Durante essa etapa, que inicia entre os meses de setembro e outubro, as escolas recebem a assessoria de um profissional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que orienta como fazer um banner e um folder. Esse material será apresentado no dia 5 de novembro, na Feira das Profissões de Turismo, que vai acontecer no Center Convention.

Objetivos específicos do EducaTur

– Despertar na comunidade escolar (professores alunos, coordenadores e pais) a oportunidade de inserção como multiplicadores do projeto;

– Promover visitas programadas nas escolas municipais para apresentação aos alunos e professores de pontos turísticos da cidad O Educatur atende alunos do 9º ano do ensino fundamental e professores, pedagogos e laboratoristas que atendem aos alunos do público-alvo envolvido;

– Articular ações interdisciplinares, estimulando o trabalho em sala de aula em conjunto aos conteúdos desenvolvidos pelo projeto;

– Divulgar atrativos turísticos no meio educacional despertando no aluno a conscientização de seu papel como cidadão;

– Estimular alunos e professores à produções literárias, editoriais e de marketing sobre o turismo;

– Promover uma Feira de Profissões para apresentação dos resultados e oportunizar.

Prefeitura de Uberlândia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *