Tapuirama é o primeiro Distrito a receber unidade da Rede Crescer

( Beto Oliveira/SECOM/PMU)

( Beto Oliveira/SECOM/PMU)

A Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST) inaugurou neste sábado (22), uma unidade da Rede Crescer no distrito de Tapuirama. É o primeiro equipamento de assistência social em um distrito da cidade. Após a inauguração, o evento Crescer no Bairro apresentou à população os serviços oferecidos pela Rede Crescer como orientações sobre Cadastro Único (Bolsa Família, PRONATEC, Tarifa Social de Energia Elétrica), oficinas, brincadeiras, atividades esportivas, apresentações artísticas, dentre outros.

“Os moradores dos distritos têm os mesmos direitos de quem mora na zona urbana. Estou muito feliz e agradeço ao Murilo [Ferreira] e a sua equipe me permitir entregar o 1º equipamento social em um distrito. Queremos que toda a população utilize e cuide desta unidade que foi construída e equipada para Tapuirama”, declarou o prefeito Gilmar Machado.

Na unidade da Rede Crescer do distrito de Tapuirama cerca de 400 pessoas vão ter acesso aos serviços. O Crescer Estação Cidadania funcionará das 13h às 15h e atenderá crianças e adolescentes de seis a 17 anos. Das 15h às 17h os idosos a partir de 60 anos terão acesso aos serviços do Crescer Conviver. Em toda a Rede serão ofertados os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, além das oficinas de informática, dança, artes marciais e o baile, que acontecerá às segundas-feiras, a partir do dia 31. As inscrições para as oficinas poderão ser feitas no dia da inauguração, no evento Crescer no Bairro ou no CRAS, a partir de terça-feira, dia 25.

Além das modalidades ofertadas, estará integrado à Rede Crescer um Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, que é o espaço destinado à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos. O CRAS é o lugar que possibilita o primeiro acesso das famílias aos direitos, é a porta de entrada dos usuários da política de assistência social e permite a identificação e estimula potencialidades locais, modificando a qualidade de vida das famílias que vivem na região e que funcionará das 13h às 17h.

“A unidade é a consolidação da assistência social em Uberlândia. Esse é um local para cuidar das famílias do distrito, atendendo desde as crianças até os idosos. Aqui poderá ser feito a inscrição no Cadúnico, aulas de dança, artes, informática, alfabetização dos idoso, sala de fisioterapia e outros serviços”, disse Murilo Ferreira, secretário municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho.

A Rede Crescer é uma iniciativa da Administração Municipal que visa reorganizar, articular e criar serviços socioassistenciais. É uma forma qualificada de cuidar e promover as pessoas para que todos possam se juntar em um movimento de Crescer na vida. A rede possui três eixos de atuação: o Crescer Conviver, que é um espaço de convivência para pessoas idosas, a partir dos 60 anos, que oferece atividades artísticas, culturais, esportivas e de lazer, visando à melhoria da qualidade de vida e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários; o Crescer Estação Cidadania, que é um espaço de convivência para crianças, adolescentes e jovens, que oferece serviços de atenção psicossocial, atividades culturais, esportivas e capacitação profissional para o mercado de trabalho; e o Crescer no Bairro, que leva lazer e prestação de serviços aos bairros.

Endereço:

Rede Crescer Tapuirama – Av. José Pedro Abalém, 1122 – Distrito de Tapuirama

Prefeitura de Uberlândia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *