Aeroporto de Uberlândia receberá visita de ministro Moreira Franco

Ministro Moreira Franco (Divulgação)

Ministro Moreira Franco (Divulgação)

O Aeroporto de Uberlândia, em Minas Gerais, recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para colocar em funcionamento o sistema de pousos por instrumentos ILS Cat I, no último dia (12). O equipamento ajuda a orientar pilotos habilitados em aterrissagens em condições de mau tempo e teto baixo. O município é o segundo do interior do País a operar com o ILS. A instalação do sistema no aeroporto mineiro foi iniciada em 2011.

Na mesma época foram iniciadas as obras de ampliação da pista de pouso e decolagem, a reforma e modernização do balizamento e a implementação da área de segurança da cabeceira. Ao todo, de lá pra cá, foram investidos R$ 2,1 milhões na unidade aeroportuária.

Por se tratar de um equipamento que permite a operação do aeroporto sob parâmetros meteorológicos mais restritos haverá uma melhoria substancial na acessibilidade das aeronaves, contribuindo para a diminuição de arremetidas diante de condições desfavoráveis de teto e visibilidade, com a manutenção da segurança operacional existente. Desta forma, o número estimado de horas de fechamento daquele aeroporto, considerando a estatística meteorológica local, diminuirá em aproximadamente 37%, ou seja, com o sistema a perda de voos por conta das condições climáticas passará de dez voos para quatro, em média. Este ganho se dará em função dos parâmetros operacionais mínimos (teto e visibilidade) para pouso que são providos pelo ILS.

A Secretaria de Aviação Civil atuou como entidade coordenadora neste processo, por meio da harmonização e o encadeamento das ações das organizações envolvidas (Decea, Infraero e Anac), o que possibilitou a finalização das diversas etapas envolvidas no processo no menor prazo possível, com o pleno atendimento das normas e regulamentos vigentes.

Ministro verificará funcionamento do sistema ILS em Uberlândia

Nos próximos dias, o ministro da Secretaria da Aviação Civil da Presidência da República, Moreira Franco, fará uma visita ao local para verificar o funcionamento do sistema. “É um avanço, pois a cidade é um importante polo econômico e merece um aeroporto funcionando plenamente”, finalizou o ministro.

Fonte: Portal Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *