Nadadora da seleção paralímpica brasileira é reforço do Praia

Praia nadadora reforçoEsta semana, chegou ao Praia Clube o quinto reforço da Equipe Paralímpica de Natação, trata-se da paratleta Verônica Mauadie Almeida, 39 anos, integrante da Seleção Brasileira Paralímpica desde 2007.

Verônica participou de duas Paralimpíadas, Pequim 2008 onde conquistou a medalha de bronze na prova dos 50m Borboleta, que é sua especialidade, e em Londres 2012, onde foi finalista na mesma prova, ficando em 6º lugar.

Em 2009, ela foi a terceira colocada no Mundial Paralímpico de Piscina Curta, e em 2010 terceira colocada no Mundial Paralímpico Absoluto na Holanda, ambos resultados obtidos na prova dos 50m Borboleta. A atleta é recordista brasileira nas provas dos 50m Livre, 100m Costas e 50m Borboleta. Além disso, a baiana é a primeira colocada no Ranking Nacional nas provas dos 50m, 100m Livre, 100m Costas, 100m Peito, 50m Borboleta e 200m Medley.

Para o técnico Alexandre Vieira, treinar uma atleta com este currículo será um grande desafio. “Com a infraestrutura que o Clube dispõe aos atletas tenho certeza que iremos alcançar grandes resultados. Conheço a Verônica há um bom tempo. No ano passado, ela me procurou para saber a possibilidade de treinar com a gente. Na época não deu certo, mas agora ela é nossa”, disse. A nova atleta praiana deixou dois filhos em Salvador (BA) para reforçar a Equipe Paralímpica do Praia Clube.

Atleta sofre de doença degenerativa

Verônica é portadora da Síndrome de Ehlers-Danlos, que é uma doença degenerativa que ocasiona flexibilidade articular e fragilidade nos tecidos. Quando teve a síndrome diagnosticada ela foi informada pelos médicos de que teria apenas mais um ano de vida. A partir disso, ela procurou outras formas para solucionar o problema, até que achou um programa em Paris. Na França, foram selecionados voluntários para tratamento experimental com células-tronco, e ela foi escolhida para uma turma de 20 pessoas e é a única que se manteve no projeto.

Dados da atleta:

Nome: Verônica Mauadie Almeida

Classe: S7/SB7/SM7

Idade: 39 anos

Naturalidade: Salvador (BA)

Resultados 2013:

1ª Etapa Nacional Circuito Paralímpico – São Paulo (SP)

50m Livre, 50m Borboleta – 1º lugar

2ª Etapa Nacional Circuito Paralímpico – Porto Alegre (RS)

50m Livre, 50m Borboleta, 100m Peito – 1º lugar

3ª Etapa Nacional Circuito Paralímpico – Fortaleza (CE)

100m Costas, 200m Medley, 50m Borboleta, 100m Peito – 1º lugar

Open Paralímpico de Natação do Brasil – São Paulo

50m Borboleta – 1º lugar

100m Livre – 2º lugar

Mundial Paralímpico Absoluto de Natação – Montreal (Canadá)

50m Borboleta – 7º lugar

200m Medley – 6º lugar

PROGRAMAÇÃO DE TREINOS

Nesta sexta-feira, 14 de fevereiro, das 8h às 10h e das 14h30 às 16h. No sábado (15), das 8h às 10h. Os treinos são realizados no Complexo Aquático do Praia Clube. Entrada pela Portaria do Cidade Jardim.

Fonte: Praia Clube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *