Uberaba recebe Força Tarefa e Mobilização contra a dengue

A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) está desenvolvendo, em Uberaba, ações com as equipes de Força Tarefa e de Mobilização Social contra a dengue. As atividades acontecem em diferentes frentes e ficarão no município até sábado (1º).  A participação da população é essencial para minimizar os casos da doença, pois 80% dos focos de dengue são encontrados nas residências. O enfrentamento à dengue é o principal objetivo destas ações que são desenvolvidas em parceria com instituições municipais, comércio local, instituições religiosas, e associação de bairros.

Nesta primeira semana de atuação da equipe de Força Tarefa já foram apurados dados que demonstram que as pessoas ainda estão mantendo em suas propriedades possíveis focos da doença. Até o momento foram visitados 2.702 imóveis e recolhidos 1.026 sacos de lixo e eliminados 383 focos do mosquito. Para mobilizar a comunidade, estão sendo desenvolvidas ações que alertam sobre a importância da participação de todos na prevenção e controle da doença como distribuição de cartazes e folders, blitz educativa, e um trabalho corpo a corpo nas ruas.

Haverá, ainda, a presença do Dengômetro, que consiste em um espaço de convivência e de acesso a informações sobre a dengue, e do Dengue Móvel, caminhão que realiza trocas de materiais recicláveis inservíveis por litros de óleo de soja, visando estimular a população a retirar de casa os objetos que possam acumular água e virar possíveis criadouros do mosquito. As trocas acontecem nos dias 31/01 (sexta-feira) e 01/02 (sábado) na Praça do CRAS no bairro Residencial 2000 e funcionarão das 9h às 15h.

Segue abaixo a lógica de troca desses materiais:

– 20 latas = 01 litro de óleo de soja

– 20 Pets = 01 litro de óleo de soja

– 01 pneu = 01 litro de óleo de soja

Fonte: Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *