Concurso desperta conscientização sobre gravidez na adolescência

Prefeitura de UberlândiaCom o objetivo de reduzir o aumento do Coeficiente de Mortalidade Infantil (CMI) em Uberlândia relacionado às gestantes adolescentes, e ainda conscientizar os jovens sobre as questões envolvendo a sexualidade, em especial a gravidez indesejada, as secretarias de Educação e de Saúde vão realizar o 1º Concurso Cultural “Gravidez na Adolescência – Responsabilidades e Conseqüências”.

O CMI é definido pelo número de óbitos de bebês nascidos vivos, menores de 1 ano de vida, em relação ao número total de nascidos vivos residentes na cidade. Em 2012, 13% dos óbitos relacionaram-se a filhos de mães adolescentes, e no primeiro semestre de 2013, houve um aumento para 28% dos casos. Além disso, mais da metade dos novos casos de Aids está entre adolescentes.

O concurso é direcionado aos alunos de escolas municipais e estaduais que tenham entre 10 e 19 anos e vem ao encontro da implementação de políticas públicas que promovam a saúde destes jovens. A intenção é estimular a busca pelo conhecimento do próprio corpo enquanto função reprodutora e alertar sobre as consequências e responsabilidades de uma gravidez na adolescência.

Cada participante poderá concorrer postando um vídeo no blog da escola, de no máximo 4 minutos, retratando quais as principais responsabilidades que o pai e mãe adolescentes devem assumir para cuidar do bebê e as consequências disclip_image005so na organização de suas famílias e em sua vida escolar, profissional, financeira e social. A escola que não tiver blog deverá criar um para participar do concurso. Como critérios de avaliação serão analisados criatividade e adequação ao tema proposto. Os trabalhos deverão ser postados até o dia 05 de novembro.

A comissão interna de cada escola ficará responsável por selecionar apenas um finalista, que concorrerá com os demais de outras escolas. Em um novo julgamento, a realizar-se por comissão formada por membros das secretarias de Saúde e de Educação, serão escolhidos os três melhores trabalhos, que serão premiados com um notebook, um tablet e um aparelho de som, respectivamente. Os professores que ajudaram na postagem dos vídeos vencedores também receberão a mesma premiação.

A premiação dos vencedores e a exposição dos melhores trabalhos vão acontecer no dia 30 de novembro, no Parque do Sabiá. O evento terá início às 9h e contará com palestras e orientações que visam proporcionar o exercício da sexualidade de forma responsável, além da adoção de comportamentos e reflexões acerca de aborto, doenças sexualmente transmissíveis, Aids e métodos contraceptivos.

De acordo com a Raquel Cazabona, coordenadora do Programa Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde, o concurso garante efetividade na ação de sensibilização, já que o material será produzido pelos próprios alunos, fugindo, assim, da teoria em sala de aula e de palestras.

 

Prefeitura de Uberlândia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *