Ramon Rodrigues é o novo superintendente da Igualdade Racial de Uberlândia

Ramon Rodrigues

Ramon Rodrigues

Tomou posse na tarde desta quinta-feira (17) o novo superintendente da Igualdade Racial. O ex-presidente da Associação das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Uberlândia (Assossamba), Ramon Rodrigues, que assinou o termo de posse em cerimônia realizada no Centro Administrativo Municipal. Ele assume a pasta no lugar de Marli Anastácio, que agora comanda a Superintendência da Mulher. Rodrigues também é graduando em Administração e membro da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, além de ser funcionário efetivo da UFU há 23 anos.

A missão da Superintendência de Igualdade Racial (Supir), criada este ano, é promover políticas públicas na construção de uma sociedade livre e preparada para lidar com as diferenças e desigualdades étnicas. Além de temas como a resistência étnica e cultural, também serão desenvolvidas pautas transversais, em conjunto com a saúde, esporte e turismo. Uma das novidades e prioridades do novo superintendente será o foco no empreendedorismo. “Já estamos com as portas abertas na África para estabelecer negócios entre os empresários de lá e os daqui. A Supir será uma ferramenta e por isso vamos conversar com Aciub, Fiemg e CDL para podermos mostrar nosso potencial e fazer com que possamos comprar e vender para a África, criando um intercâmbio comercial”, adiantou Ramon Rodrigues.

A Supir é ligada diretamente à Secretaria Municipal de Governo. Para a titular da pasta, Rosângela Paniago, a superintendência tem executado muitas tarefas embora seja recente. “Em menos de 10 meses de administração, temos colocado em prática os trabalhos de igualdade racial, tratando e respeitando as diversas etnias, a partir de uma política inclusiva e verdadeira”, salientou.

Visita ministra

Resultado dessa notoriedade, na próxima quarta-feira (23) já está confirmada a vinda da ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros. A ministra vai assinar o primeiro convênio entre Governo Federal e Prefeitura de Uberlândia para promoção da igualdade racial. “O documento nasceu de um projeto iniciado pela ex-titular da superintendência, Marli Anastácio, e que permitirá a estruturação do conselho, bem como capacitar e equipar a Supir”, explicou o prefeito Gilmar Machado.

Outra novidade adiantada pelo prefeito é a assinatura de um convênio com o Ministério da Saúde, na ordem de R$ 2 milhões, para que os munícipes que fazem tratamento e cirurgia de anemia falciforme na Bahia, possam realizar os procedimentos em Uberlândia, que agora terá condições de atender esse público pela Universidade Federal.

A anemia falciforme é uma doença hereditária mais comum nas pessoas de raça negra. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 8% da população negra apresenta a doença. A Supir também estará presente na 4ª Semana Municipal da Doença Falciforme, a ser realizada no final do mês de outubro.

Prefeitura de Uberlândia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *