Desfile de 7 de Setembro reúniu milhares de pessoas no centro da cidade

Em comemoração ao 191º aniversário da Independência do Brasil foi realizada na manhã de sábado (7) a solenidade cívico-militar na praça Tubal Vilela. O evento na região central da cidade contou com a presença de centenas de crianças, jovens e adultos.

Como parte das comemorações, houve o hasteamento das bandeiras, em seguida o prefeito Gilmar Machado, os comandantes do 36º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz), tenente-coronel Carlos José Rocha Lima; do 9º Comando Regional da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Dilmar Fernandes Crovato; 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, tenente-coronel Itamar Caetano Filho e o delegado chefe do 9º Departamento de Polícia Civil, Samuel Barreto; participaram da revista da tropa do Exército. Em seguida todas as autoridades civis e militares, secretários municipais, vereadores e convidados acompanharam o desfile.

O desfile na avenida Floriano Peixoto contou com a participação de diversas instituições e corporações, como do 36º BIMtz; Grupamento de ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB – motorizado); Grupamento do 36º BIMtz (a pé e motorizado) juntamente com o Pelotão Esperança; Grupamento da Polícia Rodoviária Federal (motorizado); Grupamento da Polícia Militar de Minas Gerais (a pé e motorizado); Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (a pé e motorizado); Escoteiros; Desbravadores; Adesg – Associação dos Diplomados de Escolas Superiores de Guerra; Polícia Civil de Minas Gerais; ONG Pérola Negra; CEAC; Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) e as escolas estadual Teotônio Vilela e municipal Odilon Custódio Pereira, com destaque para programas direcionados à pessoa com deficiência, esportes, música e cidadania, que também fizeram uma rápida apresentação de capoeira. Encerrando o desfile vieram os clubes de motocicletas e jipes.

Atentas, as crianças não perdiam nenhum detalhe. Vitor Oliveira, de 7 anos,  morador do bairro Granada, ficou eufórico com as apresentações. “A gente acordou cedo, eu e a minha irmã de 8 anos, preparamos tudo e ficamos esperando o ônibus só para ver esses homens do exército, o pessoal da PM, mas o que eu mais gosto mesmo é os bombeiros. Eles são muito corajosos e ajudam a salvar o povo. É bom ver todo mundo assim juntinho”, disse.

Suelena Lopes da Fonseca, de 12 anos, também gostou do desfile dos agrupamentos. “Eu gosto de tudo. Aprendi que cidadania é importante e isso aqui é um ato de cidadã. Gostei do desfile, mas senti falta de algumas coisas. Tem o filho de uma vizinha nossa lá do bairro (Luizote) que é polícia e já fizeram muitas demonstrações na escola e aqui eu não vi os cães, nem o PM Legal, achei ruim só isso”, disse.

Durante o desfile houve apresentações de armamentos, veículos específicos para cada missão militar, vestimentas e equipamentos. Ao todo passaram pela avenida cerca de 700 pessoas entre militares e civis. A organização do evento é da Secretaria Municipal de Governo, com o apoio das secretarias de Educação, Agropecuária e Abastecimento, Saúde, Cultura, Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Trânsito e Transportes, além de órgãos e entidades participantes.

Secom PMU

Uma resposta a Desfile de 7 de Setembro reúniu milhares de pessoas no centro da cidade

  1. ze disse:

    melhor ato cívico que estes políticos poderiam fazer era reduzir os valores que roubam do povo, pq parar de roubar é impossível

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *