Uberlândia será sede da 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura

Entre os dias 8 e 9 de agosto, acontece em Uberlândia a 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap). A abertura do evento será nesta quinta-feira, às 9h30, na sede da Amvap, na  avenida Antônio Thomaz Ferreira Rezende, 3.180, no bairro Distrito Industrial. Durante a conferência serão desenvolvidos trabalhos a partir do tema “Uma Política Pública para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”, que tem como referência central a Emenda Constitucional nº 71, promulgada pelo Congresso Nacional em 29 de novembro de 2012, que acrescentou o art. 216-A à Constituição Federal, para instituir o Sistema Nacional de Cultura.

Os participantes serão divididos em grupos para discutirem as diretrizes e metas do Plano Nacional de Cultura. Serão abordados quatro eixos temáticos: o Plano Nacional de Cultura e Sistema Nacional de Cultura – adesão dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba e readequação administrativa; elaboração dos Sistemas Municipais de Cultura; elaboração dos Planos Municipais de Cultura; e os Sistemas Municipais de Financiamento à Cultura. O objetivo da discussão é analisar a cultura brasileira nos seus aspectos de identidade, memória, produção simbólica e participação social, contribuindo para a integração das políticas públicas em prol da cultura.

Participarão da conferência entidades de classe e culturais, instituições de ensino, setores ou unidades de órgãos públicos que atuam nas áreas culturais e representantes dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo.

Ao final dos trabalhos haverá a apresentação e eleição dos delegados titulares que irão representar os municípios participantes na 3ª Conferência Estadual de Cultura.

 Secom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *