Uberlândia vai receber gestores de 100 cidades mineiras

Uberlândia será uma das três cidades mineiras que irá receber o ciclo de Encontros Estaduais com Novos Prefeitos e Prefeitas. O evento vai acontecer no dia 1º de agosto, no Acrópole, e reunirá gestores de 100 cidades mineiras, abrangendo parte do Centro-Oeste e Noroeste, Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

O encontro é realizado pelo Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Uberlândia, Governo Estadual, Associação Mineira de Municípios (AMM) e Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap).

Os encontros serão realizados em todos os estados da Federação e têm por objetivo auxiliar os novos gestores neste primeiro ano de mandato em relação à execução dos programas federais, bem como apresentar oportunidades de financiamento para os projetos municipais.

Durante o evento em Uberlândia, ao menos 13 Ministérios estarão com uma estrutura montada para atender prefeitos, secretários e assessores. “Além de conhecer os programas federais, os prefeitos e técnicos terão acesso mais fácil e rápido às informações, pois as equipes vão ensinar a entrar no sistema, cadastrar os projetos e fazer o acompanhamento. Isso reduz a burocracia e o tempo de trâmite para que o Município seja contemplado com o recurso”, diz o prefeito de Uberlândia e presidente da Amvap, Gilmar Machado. Os participantes contarão com oficinas de capacitação técnica e salas de atendimento individualizado.

Além do atendimento, que vai acontecer durante todo o dia de evento, haverá palestras com técnicos e ministros. Estão confirmadas as presenças da ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, e do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade.

Os principais programas do Governo Federal nas áreas de saúde, educação, social, infraestrutura, saneamento básico, habitação e políticas públicas voltadas à modernização da gestão pública estarão em pauta no Encontro Regional de Prefeitos e Prefeitas.

Economia

A realização do 1º Encontro Regional de Prefeitos e Prefeitas em Uberlândia acontece no momento em que a região do Triângulo Mineiro discute o projeto de integração entre os municípios. Além da oportunidade de refletir sobre os ganhos e as conquistas do movimento municipalista, o Encontro também irá proporcionar a movimentação da economia local. A estimativa é que cerca de 1.200 pessoas participem do evento, a maioria de outras cidades, o que, consequentemente, movimentará os setores hoteleiro, de restaurantes, transportes e comércio de Uberlândia. Segundo dados do Uberlândia Convention & Visitors Bureau, o turista que visita Uberlândia gasta, em média, R$ 180 por dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *