Alunos cultivam mini-horta e tornam merenda mais saudável

Com o objetivo de promover uma alimentação saudável entre os alunos e a comunidade escolar, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) do bairro Martins, criou o projeto denominado “Horta Escolar”, que levou para o ambiente da instituição o cultivo de hortaliças e ervas.

Tudo começou em junho, com a plantação de mudas de alface, cheiro verde, brócolis e couve e, em pouco mais de um mês, a escola já está colhendo os primeiros resultados. Ontem (11), as crianças que estudam nos períodos da manhã e tarde fizeram a colheita do alface.

O programa faz parte do conteúdo pedagógico da escola que visa a educação ambiental dos alunos da idade de zero a três anos. Cerca de 80 servidores e 200 crianças, mais os pais, participaram do projeto. Os pais ajudaram na doação de mudas, as professoras e alunos executaram o plantio e manutenção. Participaram também da ação as secretarias de Educação, Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento e Fundação de Extensão Rural de Uberlândia (Ferub).

Segundo a diretora da escola, Ana Maria das Dores, o projeto Horta Escolar integra a comunidade, promove saúde e desperta a participação das crianças. “Elaboramos um cronograma que durante esse período cada dia uma turma participava do cuidado e manutenção da horta. Alguns alunos pegavam o seu regador e os outros retiravam as espécies invasoras”, afirma a diretora.

“A participação dos alunos foi maravilhosa, eles amaram cuidar das mudinhas, e agora tudo o que será colhido vai diretamente para a cantina da escola. Assim, vamos oferecer para nossos alunos uma alimentação saudável, pela qual, eles mesmos ajudaram a produzir”, completa Ana Maria.

Para a professora Silvana Tavares, a experiência de todo o processo de plantar, cuidar e colher os alimentos é muito rica para o aprendizado do aluno. “Na sala de aula ensinamos a parte teórica e ato de cuidar, e a parte pratica, aqui no canteiro da horta, dá a eles uma noção real de como todo ser vivo necessita de cuidados”, afirma a professora.

Já para a mãe de aluno Tatiana Alves, essa lição de aprendizado dará ao filho uma noção do cuidado com todos os seres vivos, desde a planta, os animais e até os seres humanos. “O meu filho hoje entende o significa de cuidar, esse aprendizado com certeza vai seguir pela vida”, afirma a mãe.

Secom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *