Uberlândia tem 64 postos de vacinação contra a Poliomielite

Uberlândia tem 64 postos de vacinação contra a PoliomieliteComeçou neste sábado (8) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Em Uberlândia, a vacina está disponível à população em 64 postos de atendimentos distribuídos entre UAIs, UBS, e PSFs na zona urbana e rural, das 8h às 17h. “Na saúde, como diz o ditado popular, é muito melhor prevenir do que remediar, quero agradecer aos pais que estão abraçando essa campanha, trazendo seus filhos em uma unidade de saúde,” afirmou prefeito Gilmar Machado.

Em Uberlândia, 37.046 crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos de idade terão acesso à vacina até o dia 21 de junho. A meta mínima é atingir 95% deste grupo, o que equivale a 35.194 crianças. Neste ano, além da vacina oral (VOP), as unidades de saúde também disponibilizarão a vacina injetável (VIP).

Segundo a coordenadora do programa de imunização, Maria Aparecida dos Santos, as crianças devem tomar 4 doses da vacina, duas orais e duas injetáveis, e os pais devem trazer o cartão de vacina para profissionais de saúde observarem a situação vacinal do filho para correta aplicação. “O cartão de vacina será avaliado por uma equipe técnica e se tiver faltando alguma vacina, vai ser colocado em dia”, afirma a coordenadora.

Não existe tratamento para a pólio e, somente a prevenção por meio da vacina, garante a imunidade à doença. Para o secretário de Saúde, Almir Fontes, é importante que os pais mantenham a vacinação da criança em dia. “Essa doença foi muito danosa para todo o mundo, mas, felizmente, está erradicada e o nosso país é exemplo mundial na prevenção. Mas isso só é possível através da vacina”, afirma Almir.  O Brasil está livre da doença há 23 anos.

Neste ano, todos os pais ou responsáveis pelas crianças que estão dentro da faixa etária para a vacinação, devem comparecer a uma unidade de saúde com o cartão de vacina para aplicação da dose. A campanha envolve cerca de 450 profissionais na cidade.

Secom PMU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *