Ações marcam Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

No dia 26 de abril é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, com o objetivo de alertar a população a respeito dos perigos causados pela hipertensão arterial. Este ano serão divulgados os temas “Quem tem bom coração combate a hipertensão – eu sou 12 por 8” e “Menos Pressão”.

A Secretaria Municipal de Saúde prepara ações em comemoração ao dia. Cada unidade de saúde desenvolverá atividades de educação, prevenção e informação à população,  de acordo com as necessidades da região. Serão distribuídas 30 mil cartilhas “26 de abril – Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial: – Sal, – Pressão, + Saúde”.

Na Unidade Básica de Saúde no bairro Custodio Pereira a comunidade local terá uma ação específica que envolve alongamento, caminhada, triagem nutricional, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, palestras e orientações sobre o tema. Haverá ainda uma mesa de frutas para os participantes. O evento será a partir das 7h30.

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, a incidência de hipertensão entre a população passou de 21,6%, em 2006, para 23,3%, em 2010. É o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, com destaque para o acidente vascular cerebral e o infarto do miocárdio, consideradas as duas maiores causas isoladas de mortes no país.

De acordo com a pesquisa, o diagnóstico de hipertensão é maior em mulheres (25,5%) do que em homens (20,7%). Essa situação se deve ao fato de as mulheres terem mais acesso ao diagnóstico na atenção primária de saúde.

Estudos apontam que a associação inversa entre nível de escolaridade e diagnóstico é mais frequente na população feminina: enquanto 34,8% das mulheres com até oito anos de escolaridade recebem diagnóstico de hipertensão arterial, a mesma condição é observada em apenas 13,5% das mulheres com doze ou mais anos de escolaridade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *