Programa Escola Água Cidadã ensina crianças e adultos a agir de maneira sustentável

Criado em março de 2003, o Programa Escola Água Cidadã (PEAC), do Dmae, comemorou no mês passado 10 anos de história. O PEAC, como é conhecido, tem como principal objetivo educar a comunidade para o uso responsável da água. Escolas públicas e privadas, da pré-escola ao ensino universitário, demandam diariamente o seu atendimento, mas empresas, associações de moradores e muitas outras instituições têm buscado regularmente o seu conhecimento em saneamento.

O trabalho, voltado para a educação ambiental e realizado por servidores do Dmae e estagiários de cursos de graduação, atua em duas vertentes: a água, como fonte de abastecimento público, da captação ao tratamento de efluentes e como recurso natural a ser protegido; e o lixo, da geração à destinação final.

Todo assunto relativo ao uso da água e aos serviços prestados pelo Dmae por meio de seus sistemas de abastecimento público de água e esgotamento sanitário é abordado pelos monitores. Esclarecimentos e orientações sobre tarifa, tratamento da água e do esgoto, funcionamento de hidrômetros e vazamentos que podem ocorrer, entre outros, são levados às salas de aulas e outros espaços como empresas e eventos promovidos pela comunidade.

Sendo os efluentes de esgoto e o lixo dois relevantes fatores de contaminação dos mananciais, o Programa Escola Água Cidadã tem dado ênfase em seu trabalho às contribuições que os diversos setores da sociedade podem realizar, visando oferecer longevidade aos rios e garantir o fornecimento de água na quantidade e qualidade necessárias ao abastecimento público.

Para alcançar estes objetivos e sensibilizar o público tem sido produzidos materiais didáticos condizentes com a faixa etária do aluno, da pré-escola e fase introdutória ao ensino superior. Gibis, animações digitais, programas de rádio são produzidos para atenderem à capacidade cognitiva dos estudantes de diferentes níveis. Para receber os monitores do PEAC, basta escolher o tema a ser abordado e agendar uma visita pelo telefone 3223-6027.

Secom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *