Centro de Aquicultura é preparado para receber primeiro lote de alevinos

Os preparativos para iniciar a produção de peixes pelo Município, através da Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub), já começaram com a limpeza da área onde funcionará o Centro Tecnológico de Aquicultura Familiar (CETAF). O local é a antiga Base Avançada de Pesquisa (BAP), que estava sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e que agora passou para a coordenação da Ferub.

Esta etapa do trabalho consiste na roçagem do entorno dos criadouros e na drenagem dos tanques para limpeza e desinfecção. O primeiro lote de animais deve chegar dentro de 60 dias. Serão mais de 100 mil alevinos que vão ocupar 10 tanques, onde passarão pelos ciclos de cria e engorda.

O Centro Tecnológico vai atender a pequenos produtores e ao programa de agricultura familiar. A expectativa é iniciar os cursos de capacitação e atividades de pesquisa até o mês de junho. “Vamos profissionalizar a produção de peixes e despertar vocação em quem já produz de forma rudimentar, até chegar a uma produção para oferecer peixe na merenda escolar”, disse Aniceto Ferreira, diretor da Ferub.

A segunda etapa será a reativação dos laboratórios para a produção de larvas e alevinos de boa qualidade, além de dar início a produção de tilápia que irá atender Uberlândia e região. “O objetivo do nosso trabalho é de atender não só os produtores de Uberlândia mas também dos municípios da região. Queremos ainda abrir o CETAF para pesquisa e extensão das escolas” , disse Aniceto Ferreira.

O Centro Tecnológico conta com 30 tanques, laboratório e espaço para produção de alevinos. Além dos tanques, há uma barragem abastecida pelo Córrego do Óleo, uma estação de ranicultura, edificações e área verde.

A Prefeitura já encaminhou ao Ministério da Pesca projetos que estão em fase de aprovação, no valor de R$ 10 milhões, para revitalizar e implementar todos os programas do CETAF. A programação contempla cria, recria e engorda de alevinos, produção de larvas e alevinos de boa linhagem genética, pesquisa, extensão e até a produção de camarão de água doce.

Secom

Uma resposta a Centro de Aquicultura é preparado para receber primeiro lote de alevinos

  1. maria margarida ribeiro martins disse:

    estou entrando nesse mercado da criação de peixes por isso estou muitissimo enteressada em tudo em que diz respeito, desde como fazer uma cração até o mercado,final consumo do produto por isso peço,
    informações quero saber tudo a respeito por favor me mandem o endereço para eu ir visitar: Obrigada
    Maria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *