Uberlândia poderá ter escritório regional do INCRA

Uberlândia pode ser sede de um escritório regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A criação de um escritório da entidade na cidade está sendo articulada pelo prefeito Gilmar Machado, que participa do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília. A instalação do órgão fora da capital mineira beneficiaria os assentados de Uberlândia, assim como dos municípios que fazem parte da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap).

A instalação de um escritório regional do Incra irá descentralizar o atendimento, facilitando a regularização, a manutenção e a fiscalização dos imóveis rurais, além do acesso a créditos aos municípios. O órgão facilitaria a assistência técnica local, as renegociações de dívidas e o acesso a projetos como Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária.

O escritório regional também beneficiaria os pequenos produtores rurais, facilitando a emissão de uma certidão que permite a venda de seus produtos para as prefeituras, processo que hoje é feito em Belo Horizonte. “Isso inviabiliza o procedimento devido aos custos e tempo de deslocamento até a capital. A presença de um escritório do Incra em Uberlândia vai favorecer para que o documento seja retirado mais rápido e com custo praticamente zero, uma vez que não terão que arcar com as despesas de deslocamento”, apontou o prefeito Gilmar Machado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *