Elmiro Santos Resende toma posse do cargo de reitor da UFU

Elmiro Santos Resende, tomou posse do cargo em solenidade realizada no Ministério da Educação

Na manhã desta quarta-feira, 12/12, o reitor nomeado pela Universidade Federal de Uberlândia, Elmiro Santos Resende, tomou posse do cargo em solenidade realizada no Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF). Participaram da cerimônia o ministro da Educação em exercício, José Henrique Padim Fernandes, e o ex-reitor da UFU, Alfredo Júlio Fernandes Neto, que transmitiu o cargo para Elmiro.

A sala de atos do MEC ficou lotada de professores, técnicos e seus familiares, que se deslocaram para Brasília para prestigiar a cerimônia. Também estiveram presentes o vice-reitor eleito, Eduardo Nunes Guimarães, o deputado federal por Minas e prefeito eleito de Uberlândia, Gilmar Machado, o prefeito eleito de Patos de Minas, Pedro Lucas, o ex-reitor da UFU, Arquimedes Diógenes Ciloni, além dos pró-reitores escolhidos pela nova gestão.

Elmiro Resende ressaltou o perfil de universidade que pretende consolidar durante a sua gestão. “Queremos uma UFU cada vez mais crítica, democrática, livre, criativa, autônoma, ética e dinâmica, que atue gerando conhecimento transformador. Precisamos do envolvimento de todos na construção dessa universidade que almejamos”, disse.  O reitor ainda lembrou que o sucesso da UFU resulta da continuidade de ações realizadas em outras gestões.

O ministro José Henrique parabenizou o ex-reitor Alfredo Júlio pelo empenho e persistência em realizar um bom trabalho durante a gestão. Também falou sobre o momento de valorização, pelo qual a educação superior vem passando, desde o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, com a ampliação das universidades e das vagas ofertadas. “Precisamos garantir a qualidade no processo de expansão. E o MEC tem um papel fundamental de oferecer apoio técnico, financeiro e também político”, disse. Para Alfredo Júlio, a cerimônia foi um momento para agradecer a todos que contribuíram para o crescimento da universidade. “A construção dos campi de Monte Carmelo e de Patos de Minas, além de todas as outras conquistas, só foi possível graças ao empenho de todos os nossos servidores e do MEC. Todos tiveram fundamental importância nesse processo”, afirmou.

A relevância da UFU para Uberlândia e região foi reafirmada por Gilmar Machado. “O Hospital de Clínicas da UFU é referência no atendimento da comunidade. Além disso, a universidade é um centro de desenvolvimento de pesquisas que contribui para o desenvolvimento da cidade”.

Maitê Gugel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *