Inaugurado Centro Solidário de Educação Infantil

Prefeito Odelmo Leão e secretário de Desenvolvimento Cássio Ferreira Soares

Foi inaugurado nesta quinta-feira (22), o primeiro Centro Solidário de Educação Infantil do Triângulo Mineiro. A implantação é uma realização do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), do Governo de Minas, do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) e da Prefeitura de Uberlândia, com recursos financeiros da MRV Engenharia, doados ao Servas. Participaram também da solenidade de inauguração a presidente do Servas, Andrea Neves da Cunha; e o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Cássio Ferreira Soares; além de demais representantes de empresas, entidades parceiras e autoridades.

Construído em uma área de três mil metros quadrados, doada pela Prefeitura de Uberlândia, o Centro está localizado entre as alamedas José de Oliveira e Olívio Zacarias, no bairro Jardim das Palmeiras II. O Servas entregou a unidade com todos os ambientes equipados, desde as salas de atividades divididas por faixa etária, sala de leitura, berçário, cozinha, sanitários, parque recreativo, entre outros. À Prefeitura caberá ainda o custeio do funcionamento da unidade.

De acordo com o prefeito Odelmo Leão, este é mais um exemplo de que as parcerias público-privadas geram benefícios para a população. “Foi um trabalho conjunto para fazer isso acontecer. Se todos os empresários tivessem consciência da importância desses projetos, o Brasil seria um país ainda melhor para se viver. Todos aqui seguiram o propósito de proporcionar melhor qualidade de vida e mais bem-estar à comunidade”, disse.

O líder do Executivo Municipal ressaltou ainda que a educação pública em Uberlândia evoluiu nos últimos anos graças ao trabalho conjunto do Município com o Estado. “Quando o Aécio Neves assumiu o Governo de Minas, iniciou conosco um trabalho de atenção a Uberlândia a partir de 2005. Antes disso, havia 15 anos que o Estado não construía uma escola na cidade. Já com o Aécio e agora com o Antonio Anastasia, foram construídas mais escolas, uma inclusive no Jardim das Palmeiras. Ao todo, somadas com essas unidades, entregamos vários equipamentos de educação. Este Centro foi possível também com o apoio do Legislativo de Uberlândia, empenhado em aprovar o projeto. Agradeço a todos em nome do povo”, completou.

Capacidade

Em todo o Estado, já funcionam 18 Centros Solidários. Em Uberlândia, serão atendidas 200 crianças de zero a cinco anos na educação infantil. A presidente do Servas, Andrea Neves, disse que o Centro é uma construção modelo no Município. “A unidade atende as exigências previstas na legislação de defesa das crianças de Minas Gerais, sendo uma prova concreta de uma grande rede que estamos construindo em todo o Estado. É uma iniciativa que se baseia na confiança e na força transformadora das parcerias, com apoio da Prefeitura, dos empresários e do Estado, que ajudam solidariamente a construir modelo de educação”, afirmou.

As vagas no Centro Solidário serão oferecidas pelo mesmo processo de cadastro escolar na rede municipal, cujas inscrições encerram-se às 23h desta quinta-feira (22) pelo link Inscrições Escolares 2013. Quem não tem acesso à internet pode procurar a unidade para realizar o procedimento conforme o horário de funcionamento da escola. A classificação final será disponibilizada nas escolas e no portal da Prefeitura no dia 12 de dezembro. O período de matrícula para os alunos selecionados será de 17 a 21 de dezembro.

Secom PMU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *