ESCUTATÓRIA: últimas apresentações e gravação de DVD em Uberaba

“ESCUTATÓRIA”, vem fazendo em todas as cidades onde é apresentado.

O ano de 2012 tem sido muito especial para o EMCANTAR, que comemora 15 anos de trajetória com o sucesso absoluto que seu novo trabalho, “ESCUTATÓRIA”, vem fazendo em todas as cidades onde é apresentado.

Em turnê pelos estados de Minas Gerais e São Paulo, o musical infantil já passou por Uberaba, Uberlândia, Araguari, Araxá, Patos de Minas, Divinópolis e São José do Rio Preto e Franca, com público estimado em cerca de 7500 pessoas.

Agora, ESCUTATÓRIA volta a ser apresentado pela última vez em Uberaba no sábado (27) e no domingo (28), quando será realizada também a gravação do DVD do espetáculo.

“Escolhemos Uberaba para a gravação do DVD pelo fato de a cidade possuir um aparato cultural que consegue atender a necessidades tanto do artista quanto do público. Mas, acima de tudo, pelo carinho com que sempre fomos recebidos. O EMCANTAR nasceu em Araguari, cresceu em Uberlândia e Uberaba é a cidade que sempre nos acolhe tanto para ações de formação educacional quanto para apresentações. A gravação do DVD é um presente que queremos dar à cidade”, diz Marco Aurélio Querubim, diretor e fundador do EMCANTAR.

As apresentações, que têm entrada franca, irão acontecer no Teatro Centro Cultural José Maria da Barra – Teatro SESI Minas, com capacidade para mais de 500 pessoas. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria com uma hora de antecedência aos eventos. Além disso, sugere-se a troca dos ingressos por brinquedos que serão doados a instituições parceiras do SESI MINAS.

Sobre o espetáculo

ESCUTATÓRIA é um musical para toda a família. Empolgante e original, mescla música, dança e teatro. Os artistas em cena encarnam personagens de um mundo lúdico que remete, além do conto presente no álbum, a falas e costumes da tradição popular mineira.

O repertório passa por temas como a valorização da coletividade, da cultura popular, da brincadeira e pela preservação do meio-ambiente. “O ato de contar histórias é o mote e elemento integrador de toda a apresentação, em que textos, objetos de cena e canções ganham vida, se misturam, fazendo valer a máxima de que “quem conta um conto aumenta um ponto”, acrescenta Marco Aurélio Querubim.

Em cena, Querubim interpreta o Cirandeiro, personagem misterioso e excêntrico do conto VAGAMENTO PENSALUME. Escrito pelo próprio intérprete, o conto inspira todo o espetáculo e faz parte do Álbum que traz as 14 canções recém-lançadas.

Oficinas da Tecnologia Educacional Escutatória

Mais do que um grupo artístico, o EMCANTAR também trabalha com ações de formação cultural, semeando arte e educação por onde passa com seus espetáculos.

Nesse sentido, o Grupo já soma mais de 15 mil participantes em oficinas realizadas em diversas cidades do Brasil. Somente na 1ª temporada de shows do ESCUTATÓRIA, mais de 80 instituições educacionais receberam gratuitamente oficinas de formação para educadores.

Na próxima quarta-feira (24), educadores de rede municipal de Uberaba terão a oportunidade de participar de uma oficina gratuita, que acontecerá das 7h30 às 17h30, no Teatro SESI Minas, e cuja metodologia está baseada na Tecnologia Educacional desenvolvida pelo EMCANTAR a partir do conhecimento e das experiências adquiridas ao longo dos anos.

Chamada também de ESCUTATÓRIA, essa Tecnologia, que está disponível para download no site do EMCANTAR, pode ser utilizada em escolas, empresas e grupos de pessoas interessadas.

“O objetivo é contribuir para os processos de formação integral de crianças e adolescentes, por meio da arte, transformando potencial em competências para a vida”, explica Mariane Ávila, artista do EMCANTAR e produtora executiva dos espetáculos.

Os interessados em participar da oficina devem entrar em contato pelo site, para garantir sua vaga. Haverá emissão de certificado.

As turnês de lançamento do álbum ESCUTATÓRIA são apresentadas pelo Governo de Minas e pelo Instituto Algar por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Os vídeos de cobertura dos eventos que já aconteceram estão disponíveis em www.youtube.com/emcantar

Sobre o Instituto Algar

A Algar acredita que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São 3 programas sociais que juntos chegam a 10 cidades, 108 escolas, 10,8 mil alunos e 492 educadores e a participação voluntária de 436 associados da Algar.

Serviços:

O quê: Apresentações e gravação do espetáculo ESCUTATÓRIA em Uberaba (MG)

Quando: 27 e 28 de outubro, às 20h.

Onde: Teatro Centro Cultural José Maria da Barra – Teatro SESI Minas – Praça Frei Eugênio, 231.

ENTRADA FRANCA

Sugere-se a troca de ingressos por brinquedos uma hora antes dos espetáculos

 O quê: Oficina ESCUTATÓRIA para educadores da rede municipal de ensino de Uberaba (MG)

Quando e Onde: 24 de outubro, das 7h30 às 17h30, Teatro Centro Cultural José Maria da Barra – Teatro SESI Minas

Inscrições gratuitas pelo telefone site

Haverá emissão de certificados

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *