Curso de Relações Internacionais da UFU é reconhecido pelo MEC

O Ministério da Educação (MEC) atribuiu o conceito 5 (máximo) ao curso de Graduação em Relações Internacionais do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (IE/UFU). Com este resultado, ele passa a ser reconhecido pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) como um curso de excelência, considerados os padrões de qualidade vigentes.

A avaliação foi realizada in loco nos dias 3 e 6 de outubro por uma comissão de especialistas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao MEC e que conduz todo o sistema de avaliação de cursos superiores no País. Além da contextualização da Instituição e do curso, os técnicos avaliaram, para o reconhecimento, quatro dimensões: a organização didático-pedagógica, o corpo docente, as instalações físicas e os requisitos legais.

Conforme explica José Rubens Damas Garlipp, coordenador do curso, a graduação em Relações Internacionais, foi avaliada como excelente em todas as dimensões avaliadas. “Isso expressa a reconhecida qualidade do seu projeto pedagógico, a alta qualificação e atuação do seu corpo docente e técnico, bem como o expressivo envolvimento dos discentes em programas de ensino, pesquisa e extensão (como monitorias, iniciações científicas, mobilidade nacional e internacional), desenvolvidas sob excelente infraestrutura institucional”, descreve Garlipp.

“O resultado da avaliação representa uma importante sinalização e uma importante chancela do MEC à sociedade sobre a qualidade do Curso de Graduação em Relações Internacionais oferecido pelo Instituto de Economia da UFU”, destaca o coordenador.

No curso, que teve suas aulas iniciadas em 2009, estão matriculados, atualmente, cerca de 240 alunos. A cada semestre são oferecidas 40 vagas. Mais informações podem ser obtidas no site do curso ou pelo telefone (34) 3239-4167.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *