Escolas de Uberlândia participam de inquérito sobre parasitoses

Inquérito será realizado em nível nacional

Inquérito será realizado em nível nacional

Uberlândia vai participar do inquérito que será realizado em nível nacional na rede de ensino para conhecer o perfil epidemiológico de parasitoses intestinais, como Esquistossomose mansoni e Geo-helmintoses. O trabalho será realizado em parceria com as Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde. O público-alvo são estudantes entre 7 e 14 anos.

A metodologia utilizada para definir o campo de pesquisa foi aleatória. Nos estados foram sorteadas as Superintendências Regionais de Saúde, os municípios e as respectivas escolas públicas e privadas do ensino fundamental. Dentre os municípios jurisdicionados à Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia foram sorteados Iraí de Minas e Uberlândia, onde trinta escolas vão participar do inquérito, sendo 13 municipais, 10 estaduais, 6 particulares e uma federal.

Em cada unidade, foi selecionada uma sala de aula, totalizando mais de 800 alunos. O início do inquérito está previsto para o dia 18 de abril. Haverá reunião com os pais ou responsáveis pelos estudantes da sala selecionada para entrega do termo de consentimento e do recipiente para a coleta do material. Após cinco dias, todos os estudantes devem entregar os frascos.

As amostras serão processadas pelo laboratório central do município e os resultados serão enviados para o laboratório de referência, a Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Belo Horizonte. Os resultados obtidos irão subsidiar o planejamento de ações específicas para contribuir na viabilização de medidas de prevenção, controle e tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *