Fundasus promove evento Novembro azul no bairro Canaã

Fundasus promove ação do novembro azulA Fundasus promoveu na manhã desta sexta-feira (25) um evento voltado para os cuidados da saúde do homem ao lado da UBSF Canaã. O objetivo do evento foi de orientar sobre o câncer de próstata e contou também testes rápidos de hepatite C, hipoglicemia e DSTs. A atividade só foi possível com a atuação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs) dos bairros Canaã, Mansour e Luizote.

Além das orientações relacionadas ao Novembro Azul, foram firmadas várias parcerias. O SEST SENAT estava promovendo uma campanha de doação de sangue. O SESC promoveu um curso ensinando a fazer chaveiro. E alunos da Escola Estadual Josiane França apresentaram um projeto de mobilização de conhecimento a respeito do aedes aegypti. Também estavam presentes um grupo de palhaços, e aulas gratuitas de zumba e alongamento.

Para o morador do bairro e paciente da UBSF Canaã, Helio Luiz Cruzeiro, a atividade foi muito boa e ele aprendeu bastante, sobre o câncer de próstata. “É importante fazer o exame, muita gente tem medo, porém todos precisam saber se tem ou não”, afirmou.

Os alunos da Escola Municipal Professora Josiany França mostraram o projeto de combate ao mosquito da dengue, através de armadilhas e um aparelho microscópio a população pode observar as larvas do mosquito e com material informativo se conscientizar sobre a luta contra a dengue, chikungunya e zika.

A coordenadora de atenção primária no setor, Natalia Luiza Alves, explica como o homem ainda é resistente em cuidar da própria saúde. “Além do câncer de próstata, a diabetes e a hipertensão são doenças que atacam a população masculina, já a falta de se aconselhar sobre saúde é um dos fatores que faz com que os homens vivam menos que as mulheres. Na família, as mulheres que estavam no evento levam o que aprenderem sobre promoção de saúde para casa,” diz a coordenadora.

Prefeitura de Uberlândia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *