UBSF’s de Uberlândia são descredenciadas por falta de médicos

UBSF 3As Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF’s) dos bairros Custódio Pereira e Morumbi IV, em Uberlândia, foram descredenciadas. Isso aconteceu porque as equipes precisam estar completas com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde, além de profissionais de apoio, como serviços gerais e administrativo.

Também faltam profissionais em outras quatro unidades: Ipanema, Jardim Brasília, Joana Darc e a recém-criada Luizote de Freitas. Elas também podem ser descredenciadas.

Para receber recursos pelo Programa Saúde da Família (PSF), as equipes precisam estar completas. Os recursos que estão suspensos serão normalizados com a

No entanto, nas duas unidades mencionadas faltam médicos. Todas as consultas que eram realizadas ali agora são encaminhadas para os anexos das Unidades de Atendimento Integrado (UAI) do Morumbi e Tibery. Os anexos também recebem encaminhamentos de consultas de outras UBSFs quando necessário.

UBSF 2As unidades permanecem abertas com realização de consultas de enfermagem e procedimentos simples, mas o atendimento médico é redirecionado.

O Conselho de Saúde encaminhou documento à Secretaria Municipal ressaltando a falta de profissionais na rede e o Ministério Público Estadual também foi acionado para tentar remediar a situação dos descredenciamentos.

Vinícius Lemos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *