Com bomba estragada, ETE teria jogado resíduos de esgoto no rio Paranaíba

Moradores de Cachoeira Dourada reclamam do abandono com a estação de esgoto

Moradores de Cachoeira Dourada reclamam do abandono com a estação de esgoto

Moradores de Cachoeira Dourada de Minas, cidade turística com cerca de 3 mil habitantes, enfrentam o descaso do poder público. Na Avenida 13, área central da cidade, onde é possível avistar a conhecida prainha, foi construída a Estação de Tratamento de Esgoto. Mas o cenário desta  obra é de abandono. Renes é uma das moradoras do local há cerca de 10 anos, e afirma não estar mais suportando o mau cheiro que vem da estação de tratamento por falta de limpeza e manutenção.

A dona de casa disse que já fez vários contatos com o prefeito da cidade. Segundo ela, ele, muitas vezes, prometeu solução para o problema, mas até momento nada foi feito para amenizar a situação dos moradores. “O mau cheiro está horrível, causando dor de cabeça, dor no estômago. Aqui há muitos moradores idosos e crianças, eles estão deixando a população abandonada” afirma.

No momento da reportagem, a bomba da Estação Elevatória de esgoto estava desligada. Por meio de fotos cedidas pelos moradores é possível ver o momento em que a bomba permanece ligada e a água transborda pelo chão. A falta de infraestrutura se tornou também um problema grave para a saúde. A quantidade de água parada se torna propícia para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

A caixa de resíduos também foi arrancada do local e a situação é preocupante, já que o esgoto cai no rio Paranaíba. O mesmo rio em que moradores e turistas estão acostumados a nadar.

Com informações de Elisângela Gonçalves

Outro lado 

Em nota o Município de Cachoeira Dourada informou que:

“Sobre o suposto defeito no sistema de bombeamento do esgoto Municipal e lançamento do mesmo no rio Paranaíba.

O sistema de bombeamento do esgoto Municipal está funcionando regularmente, não ocorrendo lançamento de esgoto nas margens do rio Paranaíba. Eventuais falhas em seu funcionamento são sanadas com urgência pela Secretaria Municipal de Água e Esgoto. O poder Executivo Municipal firmou o convênio junto a Fundação Nacional de Saúde, cujo objeto é a ampliação do Sistema de Tratamento de Esgotamento Sanitário no Município de Cachoeira Dourada-MG, o qual está aguardando liberação dos recursos financeiros pelo Governo Federal”. conclui a nota.

Assista a reportagem completa com Elisângela Gonçalves e imagens de José Lúcio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *