Prefeitura anuncia ações para reduzir impacto no atendimento à saúde

Imagem: TV Vitoriosa

Imagem: TV Vitoriosa

A proposta é amenizar o impacto na rede pública de saúde do município após o anúncio de redução de atendimentos e alguns procedimentos no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, o HC/UFU. As medidas de organização da rede municipal foram apresentadas na sala de reuniões do Centro Administrativo Municipal.

De acordo com o prefeito Gilmar Machado, já houve redução de 25% no número de transferências de pacientes que seriam encaminhados para o HC/UFU. O reflexo disso é que as Uai’s ficam lotadas e as pessoas passaram a aguardar por mais tempo.

Outro problema é o repasse de medicamentos feito pelo estado e que deveria ocorrer no mês de fevereiro, mas só será realizado em maio.

No ano passado o Hospital de Clínicas passou por situação semelhante. E, devido a organização da prefeitura na época para o atendimento, foram gastos aproximadamente 10 milhões de reais.

E hoje, às 15h, acontece uma reunião na sede do Ministério Público Estadual, uma reunião com a participação de membros do Comitê de Gestão em Crise do município e representantes dos ministérios públicos: Estadual e Federal para que as medidas da prefeitura sejam apresentadas em relação a saúde pública.

Outra forma de desafogar o atendimento nas Uai’s será a transferência de alguns procedimentos para as UBSF’s como aplicação de vacinas e a realização de pequenos curativos. Ainda haverá maior rigor sobre os comprovantes de endereços para consultas ambulatoriais para evitar que pessoas que outras cidades utilizem o sistema de saúde pública de Uberlândia. O secretário interino de Saúde relata como será feita a verificação.

O secretário também salienta que não o horário de atendimento das UBSF’s não será estendido.

Por Fernando Souza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *