Após visita de governador, Estado confirma apoio às UPAs em Uberlândia

40490

Imagem: Prefeitura de Uberlândia

Após visita do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, a Uberlândia, o governo confirmou aporte de recursos para equipar a primeira UPA do município. Em reunião nesta sexta-feira em Belo Horizonte, o prefeito Gilmar Machado teve a garantia de que o Estado irá ajudar com os recursos necessários para o aparelhamento completo da UPA Norte, no bairro Pacaembu, o que irá assegurar que a unidade seja inaugurada ainda em maio deste ano. O repasse foi acertado durante visita à Secretaria de Estado de Saúde, no Centro Administrativo, em Belo Horizonte. O Estado e a Prefeitura irão investir R$ 4,5 milhões para aquisição de aparelhos médicos e mobiliários. O Governo Federal também irá apoiar com outros R$ 1 milhão.

“Nesse período de fevereiro e março o secretário municipal de Saúde, Dario Passos, irá preparar o convênio para concluir o processo de recebimento dos repasses do governo do Estado para o aparelhamento da UPA”, disse o prefeito.

Ainda durante a reunião, o prefeito de Uberlândia foi contemplado com a notícia de que a cidade irá ganhar um centro de especialidades médicas.

“Nossa ideia é transformar a UAI que existe perto onde será inaugurada a UPA Norte em um centro de especialidades. O secretário de Estado da Saúde, Fausto Pereira dos Santos, nos assegurou que Uberlândia está entre os 12 municípios que receberão os recursos para essa ação específica do governo de Minas em 2016”, disse Gilmar.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, a inauguração do SAMU na região do Triângulo Norte, à qual Uberlândia faz parte, será até junho deste ano.

Haverá reforma de prédios nos municípios que integram o consórcio intermunicipal de saúde para receber as sedes do SAMU. Serão 32 ambulâncias para a região. “O concurso público para contratação de funcionários para o SAMU será no domingo, dia 14 de fevereiro”, conta Gilmar.

Hospital Municipal

Outras ações que ficaram garantidas no encontro desta sexta são o aumento de recursos para o custeio do Hospital Municipal de Uberlândia e o aumento do quantitativo de medicamentos enviados para o município pelo Estado, ações que a atual gestão vem incrementando a cada ano. “Isso irá nos ajudar bastante na manutenção de nosso Hospital Municipal e no melhor atendimento da população”, disse Gilmar, sem adiantar números.

Turismo

Uberlândia pleiteia ser a sede de dois grandes encontros nacionais do agronegócio, um do café do cerrado, e outro da soja. Em conversa com a secretária adjunta de Turismo do governo do Estado, Silvana Nascimento, Gilmar Machado ouviu que serão feitos esforços do governo de Minas para ajudar no custeio dos dois eventos.

Além disso, já está previsto para maio um grande evento que poderá atrair mais turistas para a cidade e divulgar o nome de Uberlândia no mundo: o recebimento da Tocha Olímpica. “Para divulgar o nome da cidade e atrair mais turistas, haverá um grande evento, com show musical e outras atrações. O objetivo é incentivar que os mineiros visitem Uberlândia nessa data e que a cidade fique conhecida também internacionalmente, atraindo novos turistas”, disse Silvana Nascimento.

Prefeitura de Uberlândia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *