Penitenciária de Uberaba doa mais de 20 toneladas de alimentos para instituições filantrópicas

Foto_Seds_HoirtaEm 2015, mais de 20 toneladas de alface, jiló, rabanete, beterraba, abóbora, vagem, entre outras, saíram da horta da Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, para a mesa de quatro instituições filantrópicas da cidade.

Os alimentos beneficiaram os atendidos do Asilo São Vicente de Paulo, do Sanatório Espírita de Uberaba, da Casa do Menor Coração de Maria e do Centro Espírita Irmão José. Foram três toneladas a mais do que em 2014, quando as doações somaram 17 toneladas.

A produção da horta, que, antes abastecia a cozinha terceirizada da penitenciária, hoje é integralmente doada. Os 10 presos destacados para trabalhar nos canteiros diariamente, de 8h às 17h, são beneficiados com remição de pena – desconto de um dia a menos a cada três trabalhados.  Apenas três detentos são remunerados graças ao apoio de parceiros.

Para cultivar os 500 metros quadrados, a penitenciária recebe doações de fazendeiros vizinhos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Cooperativa dos Empresários Rurais do Triângulo Mineiro (Certrim). Os parceiros ajudam com sementes e insumos. A produção é orgânica e não se usa nenhum tipo de agrotóxico.

Para o diretor-geral da Penitenciária, Itamar Rodrigues, além de contribuir com ressocialização dos detentos, o projeto tem um aspecto humano, que toca o coração dos presos. “É uma ação social muito importante. Os presos conseguem vislumbrar o resultado do trabalho deles dando frutos para quem realmente precisa. Isso os motiva cada vez mais.”

Agência Minas

2 respostas a Penitenciária de Uberaba doa mais de 20 toneladas de alimentos para instituições filantrópicas

  1. JOÃO LUIZ NETO disse:

    VER E LER UMA NOTÍCIA DESTA EM UM FINAL DE ANO, QUE FOI BASTANTE TUMULTUOSO NO CONTEXTO NACIONAL, É DE GRANDE EMOÇÃO, PARABÉNS PELOS ATOS, QUE ISTO SIGNIFIQUE UMA RECUPERAÇÃO PLENA E QUE A SOCIEDADE ENTENDA QUE VOCÊS NÃO SÃO DETENTOS E SIM RECUPERANDOS, PARABÉNS PARA TODOS DO COMPLEXO PENITENCIÁRIO POR ESTA MARAVILHOSA OPORTUNIDADE, FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO DE 2016.

  2. waldeci rocha disse:

    Realmente fico alegre com o trabalho desses reenducandos, que DEUS abençoe vocês, que lhes concedam luz para com dignidade se reintegrem a sociedade e não cometam erros que os levem a ficarem trancados em um local de mínima condição de sobrevivência, privados de uma vida livre, mas a lei do homens infelismente tem que serem cumpridas, porque caso contrário a criminalidade se alastraria, mas saibam há tempo de mudar sempre e quem julga é DEUS, parabéns pela atitude e o trabalho de vocês, DEUS os abençoe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *