Colecionador compra câmera antiga com fotos feitas há 20 anos

fotos perdidas

Fotos: Bruno Guimarães / Arquivo Pessoal

“Procuro uma Família no Natal”.  Foi com esse apelo que uma linda mensagem de esperança começou a se formar na internet. O fotógrafo Bruno Guimarães, da cidade de João Monlevade-MG, é colecionador de câmeras fotográficas e conseguiu extrair de uma máquina comprada por R$ 5 em uma feira livre de Juiz de Fora-MG, uma história de amizade.

Câmera perdida

Foto: Bruno Guimarães / Arquivo Pessoal

A câmera Kodak Instamatic 177XF, era muito semelhante à 155X que os pais de Bruno tinham quando ele era criança. Estava à venda por R$ 10, mas ele negociou e conseguiu o desconto. Ao manusear descobriu que havia um filme de 24 poses. Mandou revelar em Belo Horizonte e descobriu cenas que poderiam ser o primeiro Natal de um casal com a filha pequena.

Luciana Cataldi 3

Foto: Bruno Guimarães / Arquivo Pessoal

Empolgado com a situação, cresceu a vontade de conhecer a família para entregar as fotos digitalizadas por ele com muito amor. “Me perguntei várias vezes por que e como aquela câmera foi parar ali? Por que o filme não foi revelado? Será que estão vivos? Será que vou encontra-los para entregar as fotografias?”, disse Bruno.

Luciana Cataldi 2

Foto: Bruno Guimarães / Arquivo Pessoal

A partir daí começou a saga à procura da família. “O mais legal de tudo é imaginar o primeiro Natal desta criança, natal de alegria, Natal de esperança, Natal de família, registrado por uma singela câmera fotográfica. ISTO PRA MIM É FOTOGRAFIA DE VERDADE!!!”

 

Luciana Cataldi (Reprodução Facebook)

Luciana Cataldi (Reprodução Facebook)

A menina que aparecia ainda bebê nas imagens é Luciana Gomes Cataldi, hoje com 20 anos, universitária do curso de Serviço Social. Ela foi apresentada à “memória perdida por meio das centenas de compartilhamentos no facebook.

A família Cataldi é de Juiz de Fora. Uma tia de Luciana, que aparece nas imagens, foi marcada num post por uma amiga, e a partir daí todos foram notificados.

Segundo apurado entre eles, a câmera pertencia ao avô de Luciana e a mãe da jovem se desfez da máquina há alguns anos, sem saber que havia um filme dentro.

Agora Bruno pretende marcar um encontro com os novos amigos pra entregar as fotografias e quem sabe, fazer um novo ensaio.

fotos perdidas 2

Foto: Bruno Guimarães / Arquivo Pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *