Academias ao ar livre são inauguradas nos Bairros Esperança e Dona Zulmira

Academias ao ar livre são inauguradas nos bairros Esperança e Dona Zulmira 2A manhã deste domingo (20) ficará registrada na memória de adultos e crianças do bairro Esperança, zona Norte de Uberlândia. Há 30 anos os moradores aguardavam a instalação de um equipamento social que possibilitasse a prática de exercícios e o entretenimento infantil na localidade. Em uma única solenidade, a Prefeitura de Uberlândia entregou a Academia Ao Livre e o Parquinho Infantil que foram recebidos em clima de festa pelos moradores. Os dois foram instalados na esquina das Ruas Guiomar Lino Moreira com a Vicentino Rosa.

O secretário da Associação de Moradores, José William Pereira, disse que o Esperança sempre foi alvo de preconceito e destacou o esforço da atual Administração municipal em manter um diálogo com a comunidade. “Estes são os primeiros passos para o lazer de todos”, enfatizou. O Parquinho Infantil tem gangorra, escorregador e balança com madeira.

Após a inauguração, o estudante Gustavo Geraldo, 11 anos, tem consciência da importância da Academia Ao Ar Livre. “Estou aqui movimentando o corpo para fortalecer meus músculos para ficarem bem saudáveis”, contou satisfeito. “A área de lazer é um pleito justo da comunidade, e podem ter certeza de que a nossa preocupação é com todos os bairros e distritos de Uberlândia”, disse o prefeito Gilmar Machado. Nos próximos dias está previsto o plantio de árvores e instalação de bancos onde estão a academia e o parquinho.

Chegada do Papai Noel

A festa no bairro Esperança continuou com a presença dos palhaços Bobalhaço e Tuiuza, que fizeram brincadeiras com a garotada e o show do mágico Max. Pouco depois, chegou a Jardineira da empresa Coca-Cola, toda na cor vermelha, trazendo o Papai Noel, as noeletes e muitos brinquedos para serem distribuídos às crianças.

O evento Natal do Bairro, que encantou e alegrou as crianças da comunidade, faz parte da programação do Natal Luz e foi patrocinado por empresas privadas e através da Lei Rouanet. Com 10 anos de idade, Weverton Ferreira de Melo ficou na fila, ganhou uma bola de futebol, um balão, balas de chocolate e fez uma sessão de fotos com o Papai Noel. “Eu fiquei muito feliz porque poderei jogar futebol com meus amiguinhos. E a foto é um momento de recordação para o futuro das crianças que estão aqui”, disse.

Dona Zulmira

A segunda Academia Ao Ar Livre inaugurada neste domingo foi entregue aos moradores do bairro Dona Zulmira. Ela foi instalada na Praça Antônio Stefani, que fica na esquina da Avenida dos Eucaliptos com a Rua Opala.

Segundo o diretor da Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Márcio Nobre, a intenção é que o número de academias implantadas na cidade até o fim do próximo ano chegue a 50. “Trabalhamos de forma concentrada nos bairros e temos que diminuir o sedentarismo para aumentar a qualidade de vidas das pessoas”, reforça.

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Dona Zulmira, Gustavo Silveira, elogiou o compromisso da Prefeitura com a população. “Lembro que numa reunião realizada no mês de agosto, o prefeito Gilmar se comprometeu a trazer este equipamento social, e devido ao empenho dele foi possível”, disse o líder comunitário.

Estrutura das Academias

Cada Academia Ao Ar Livre de Uberlândia recebe, em média, sete equipamentos. Entre eles, o esqui, que serve para aumentar a flexibilidade dos membros inferiores, superiores, quadris e melhorar a função cardiorrespiratória. Tem ainda o multiexercitador, que fortalece, alonga e aumenta a flexibilidade dos membros inferiores e superiores. O aparelho pressão de pernas serve para fortalecer a musculatura das coxas e quadris. Já a remada sentada ajuda a trabalhar músculos das costas e ombros.

Fonte: Prefeitura de Uberlândia 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *