Osteoporose, uma doença que atinge adultos e jovens

Depois de uma certa idade, por volta dos  50 anos as pessoas devem ficar em alerta com problemas relacionados aos ossos

Depois de uma certa idade, por volta dos 50 anos as pessoas devem ficar em alerta com problemas relacionados aos ossos

Osteoporose é uma doença que atinge tanto o homem quanto a mulher em uma certa idade, e que causa desconforto e dores fortes.

A partir dos 50 anos os cuidados devem ser dobrados para evitar problemas nos ossos, a osteoporose é uma doença metabólica e sistêmica que acomete toda parte óssea. Estima-se  que aproximadamente uma em cada três mulheres vai apresentar um problema ósseo durante a vida.

Como qualquer outro tecido no corpo, o osso é uma estrutura viva que precisa se manter saudável, e isso acontece mediante a remodelação do osso velho com o novo. A osteoporose ocorre quando o corpo deixa de formar material ósseo novo suficiente, ou quando muito material dos ossos antigos são absorvidos pelo organismo.

A doença não é necessariamente hereditária, mas no caso de os pais serem portadores, é necessário tomar certos cuidados.

Segundo o ortopedista Marcelo Bueno, do Instituto de Ortopedia e Traumatologia Integrada (IIOT), a osteoporose também pode atingir crianças e adolescentes. Ele também afirma que “nessas pessoas a osteoporose pode ser primária (quando não há uma causa evidente de perda de densidade óssea), ou secundária (quando é decorrente de doenças tipo gastrointestinais, reumáticas, renais, pulmonares, endócrinas, alergia ao leite de vaca ou intolerância à lactose, uso de certos medicamentos e imobilização prolongada)”.

O médico completa que a osteoporose é uma doença silenciosa com poucos sintomas em suas fases mais iniciais, sendo a fratura o sintoma mais frequente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *