Ceasa elabora edital para nova empresa que fará limpeza das caixas de mercadorias

caixas da ceasaA Central de Abastecimento de Uberlândia, a Ceasa, está elaborando um novo edital para contratação de outra empresa para fazer a limpeza e a higienização das caixas para o transporte das mercadorias. A empresa que estava realizando o trabalho não cumpriu o contrato.

Para seu Laurindo, lá de Ibiá (MG), a situação é a seguinte: ele até não perdeu dinheiro por enquanto, mas até quando as caixas dele vão durar fica a dúvida. Algumas já estão rachadas ele não tem como trocar. “Está quebrando as caixas. Daqui uns dias não vai ter mais caixas para colocar as mercadorias”, contou o produtor rural, Laurindo Jorge Andrade.

O caso é que os produtores e compradores da Ceasa passaram a questionar a empresa que faz a higienização e manutenção das caixas de plástico obrigatórias na Ceasa. “Está sendo feito aquela logística, aquele controle. Inclusive está sendo feito a sanitização dessas caixas, que é exigido por lei. O restabelecimento é o que vai acontecer nos próximos dias”, disse o diretor da Ceasa, Cláudio dos Santos.

O resultado? As pilhas de caixas na chamada pedra da unidade. Cássio, por exemplo, precisava de apenas um funcionário. O trabalho agora é maior.

Como não há lugar para armazená-las, as embalagens vazias são trocadas por cheias e o estoque é onde o produtor está. Mas a situação piora. Existem mais vales do que caixas no mercado.

Cada vale caixa como esse foi vendido a 14 reais por unidade. Em tese, alguém ganhou dinheiro e não entregou o produto.

E como anda faltando embalagens, as caixas de madeira voltaram a ser usadas, ainda que inadequadas. Por telefone nós conseguimos falar com um dos representantes da empresa.

Um edital deverá ser publicado em 30 dias para que uma nova empresa assuma o banco de caixas. Até lá, será montado um espaço temporário para que a situação seja organizada.

Por Vinícius Lemos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *