Estádio João Havelange pode mudar de nome

estadio joão havelange

Um palco do esporte. A casa do futebol de Uberlândia há 32 anos. Esse é o Estádio Parque do Sabiá. Inaugurado em 1982, já recebeu a Seleção Brasileira, que fez o jogo de inauguração. Também recebeu jogos de grandes clubes do futebol nacional. Sem falar é claro do Uberlândia Esporte Clube, time da cidade, cuja conquista mais recente foi o título do módulo II do Mineiro e o retorno à elite do futebol estadual. Quem viveu parte desses momentos fala com carinho da importância do parque para o esporte e para a cidade.

Mas em 1995 um projeto de lei alterou o nome do estádio. Que passou a se chamar Estádio Municipal João Havelange, em homenagem ao brasileiro, então presidente da Fifa. Mas ainda hoje, mesmo não sendo o nome oficial, todos chamam o templo do futebol uberlandense pelo nome que o consagrou: Parque do Sabiá.

Por isso em 2013 o vereador Norberto Nunes entrou com o requerimento para solicitar a mudança do nome do estádio. Ele que foi um dos engenheiros responsáveis pela obra do parque, acredita que o nome do ex-dirigente da Fifa não condiz com a história do estádio e não tem identidade com o nosso futebol.

João Havelange é um dos dirigentes da Fifa citado em investigações do FBI,a Polícia Federal norte americana, sobre a entidade máxima do futebol. O nome dele e de outros dirigentes brasileiros, como Ricardo Teixeira e José Maria Marín, ex-presidentes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), sempre estiveram ligados a polêmicas no mundo da bola. Quem milita na crônica esportiva há mais de 30 anos, acredita que o momento é oportuno para desfazer um erro histórico que foi a mudança do nome do Parque do Sabiá.

Norberto espera que o projeto que altera o nome do estádio seja votado em breve e que o estádio de Uberlândia possa voltar a ser chamado oficialmente de Parque do Sabiá.

 https://youtu.be/ygj2B7SlvYo

Por Gabriel Guimarães

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *