Semana Internacional de Comunicação abre intercâmbio entre Uberlândia e 9 países da América, Europa e Ásia

A segunda edição da Semana Internacional de Comunicação de Uberlândia, que acontecerá de 3 a 5 de novembro no Center Convention, teve seu formato ampliado para levar mais informação e debate ao público participante. Assim como no ano passado, a Semana Internacional terá o peso da participação de convidados das principais mídias do exterior. Desta vez, palestrantes da BBC e do Financial Times, ambas instituições britânicas, desembarcam em Uberlândia para participar do evento, juntamente com a comunidade internacional, através da presença de intercambiários do distrito 4770 do Rotary International.

Uma das novidades deste ano é que a Semana agora tem caráter de política pública, por ter sido incorporada ao Calendário Oficial do Município, por força da lei 11.795 de maio de 2014 do Executivo, aprovada pela Câmara Municipal. Essa ação levou em conta a relevância do evento para a cidade e, principalmente, pelo papel junto às mídias locais, nacionais e internacionais. As atividades se relacionam com as esferas jornalística e publicitária aliadas ao setor universitário, que conta com cursos da área de Comunicação em suas grades. Ou seja, a produção acadêmica é parte integrante da construção do diálogo apresentado pelas palestras e oficinas.

Mas o cunho da proposta vai além da natureza pedagógica. A proposta geral é que o evento proporcione a integração entre mercado, instituições de ensino e sociedade para o acesso e compartilhamento às novas ferramentas de comunicação criadas em grandes centros do país e do exterior. Desta forma, as atividades favorecem o diálogo, a criação, a crítica e novas projeções para a amplitude da comunicação.

As principais emissoras televisivas do Brasil serão representadas com jornalistas de renome, além de profissionais de destaque nacional e internacional em publicidade, assessoria corporativa, internet, cinema e literatura, tendo ainda a participação de profissionais do mercado em Uberlândia. A Semana Internacional de Comunicação também vai abrir portas aos alunos do ensino fundamental de escolas municipais, estaduais e particulares. A ideia é despertar no público mais jovem o interesse pelos processos de comunicação e a aptidão pelo ofício, na formação de novos talentos e estímulo ao pensamento crítico em crianças e adolescentes. Durante os três dias de evento, a expectativa é de um público de aproximadamente 6.000 pessoas.

Show de abertura

A cantora e atriz Elba Ramalho é a artista convidada para abrir a Semana Internacional de Comunicação. O show, a ser realizado às 21h do dia 3 de novembro, traz o repertório de 35 anos de carreira da paraibana, consagrada pelas canções que se encaixam em diversos gêneros como MPB, forró, baião, xote e frevo. Antes do show, uma ONG de Uberlândia fará uma apresentação cultural a partir de trabalhos desenvolvidos com as crianças da instituição. O evento é fechado à participação de convidados da imprensa local, nacional e internacional.

Inscrições

As participações serão via inscrição pelo site www.semanaintercom.com.br, entre os dias 15 e 24 de outubro. As inscrições são gratuitas e as vagas para cada atividade são limitadas.

Prefeitura de Uberlândia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *