Spinning é uma modalidade de ginástica em grupo que simula um treinamento de ciclismo, com o uso de bicicletas estacionárias, música e frequência cardíaca como ferramentas.
Um ponto bastante positivo das aulas de Spinning é o fato de o aluno poder ter o controle da carga e da intensidade ajustado às suas necessidades. Isso porque, as bicicletas – que são próprias para a prática – permitem essa alteração de carga e velocidade, assim como a elevação de tronco (o guidom permite diferentes níveis de pegada).
Benefícios
- Um dos principais benefícios do Spinning é o elevado gasto calórico. “É possível queimar de 400 a 800 calorias, dependendo das características do praticante (sexo, idade, peso e condição física) e da intensidade da aula”, explica.
- Melhora a capacidade cardiovascular.
- As aulas melhoram o tônus das pernas e glúteos.
- As aulas de Spinning são bastante agradáveis, especialmente devido à escolha das músicas.
Quem pode praticar o Spinning?
Qualquer pessoa que possa pedalar pode fazer aulas de Spinning. A ausência de impacto, a intensidade que pode ser individualizada e a pouca amplitude das articulações envolvidas permitem sua prática por pessoas que, muitas vezes, foram desaconselhadas a praticar outras atividades físicas.
Porém, de forma geral, a orientação é a mesma. Antes de iniciar a prática de qualquer atividade física regular é fundamental consultar um médico.
Quantas aulas de Spinning praticar por semana?
O professor de ginástica Gilberto Ambrogi explica que, quando existe uma periodização das aulas, a pessoa pode praticar o spinning diariamente, respeitando ao menos um dia de descanso semanal.
Periodização é a programação das aulas. Há sessões de “montanha”, em que os alunos devem fazer bastante força para trabalhar os músculos das pernas; outras que priorizam a perda de gordura; e treinos intervalados, que são feitos para os alunos ganharem fôlego e melhorarem o condicionamento físico.
“Em academias onde não existe periodização, normalmente todas as aulas são muito intensas e, por isso, não é aconselhável praticar diariamente”, destaca o professor Gilberto.
Dicas importante para a prática de Spinning
- Antes de iniciar a atividade, regule o banco e a altura do guidom da bicicleta, sempre de acordo com as orientações do professor;
- Tenha sempre a mão uma toalhinha, até para evitar que suas mãos escorreguem no guidom;
- Leve uma garrafinha de água e se hidrate durante a aula;
- Procure usar frequencímentro durante a aula. Esse aparelho serve para monitorar a frequência cardíaca e, assim, fica mais fácil você queimar gordura.
Dicas de Mulher