Escolas recebem cardápio especial para alunos com diabetes e intolerância a lactose

A Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria de Educação, proporciona alimentação especial para alunos da rede municipal de ensino que têm restrições alimentares, como intolerância a lactose (dificuldade em assimilar o açúcar do leite) e diabetes.

Para oferecer uma alimentação de qualidade e atender as necessidades de todos os alunos na rede, o Programa Municipal de Alimentação Escolar (PMAE) aposta na elaboração de cardápios sob a orientação de nutricionistas. Atualmente, o município oferta o kit diabete para 26 alunos de 14 escolas municipais. Mensalmente são entregues mais de 500 litros de leite de soja atendendo os 96 alunos que têm intolerância à lactose, e que estão matriculados em 39 escolas municipais.

O kit diabete é composto por adoçante, achocolatado diet, gelatina diet, bolacha de água e sal e bananinha diet. A escola que necessitar receber o kit para diabéticos e o leite de soja deve informar ao PMAE a necessidade do aluno e apresentar laudo médico.

De acordo com a nutricionista Fabiana Poli, as merendeiras são orientadas sobre o preparo e a maneira de servir os itens às crianças e o restante da alimentação é comum a todos os alunos. Ela conta que a partir de julho o PMAE vai realizar uma pesquisa em todas as escolas do ensino infantil para saber como está o peso e sobrepeso das crianças. “Vamos medir e pesar estes alunos para saber qual o nível de obesidade deles. Com o resultado da pesquisa, podemos, inclusive, modificar a quantidade de açúcar no preparo de alguns alimentos e também a redução da quantidade de óleo. Desta forma, os estudantes terão cada vez mais uma alimentação saudável e de qualidade”, disse.

Conforme exigência da Secretaria Municipal de Educação, todas as escolas estão ofertando alimentação escolar a todos os alunos matriculados no município. São oferecidas diariamente cerca de 85 mil refeições aos alunos. Atualmente, o cardápio é formado por carne (bovina, suína, aves), hortifrutigranjeiros e gêneros básicos em geral (arroz, feijão, macarrão, óleo, etc.). Além dos gêneros básicos constantes da lista, todas as escolas receberão ao longo da semana, hortifrutigranjeiro, carne bovina, ovos, manteiga e produtos de limpeza.

Prefeitura de Uberlândia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *