Ônibus expressos beneficiam trânsito e passageiros em Uberlândia

Prefeitura de Uberlândia Vinte e seis ônibus expressos e semi-expressos trafegam todos os dias em Uberlândia transportando milhares de passageiros pelo Sistema Integrado de Transportes (SIT).

Ao todo, são nove linhas identificadas geralmente pela letra “E” e disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) em toda a cidade. O serviço garante agilidade e redução no tempo das viagens do transporte coletivo urbano. A tarifa praticada nos veículos é a mesma que no restante do SIT, o equivalente a R$ 2,85.

Este tipo de serviço surgiu diante da necessidade da Settran em otimizar o transporte, dispensando as várias paradas em pontos ou plataformas de embarque e desembarque. Um dos mais importantes benefícios para os passageiros é chegar mais rápido ao destino. Enquanto os ônibus paradores da linha T131 gastam em média 52 minutos no trajeto de ida e de volta entre os terminais Santa Luzia e Central, os expressos E131 realizam o traslado entre os dois pontos em cerca de 34 minutos, uma redução de 18 minutos, ou seja, de 35%.

Já quem se desloca entre os terminais Planalto e Central pode utilizar a linha E141, que realiza ida e volta em 30 minutos, enquanto a T141 faz o mesmo trajeto em cerca de 45 minutos. No caso da E141 a redução é de 33%. Os expressos fazem a ligação entre o Terminal Central e o Terminal de Bairro. Já os semi-expressos ligam o Terminal Central aos pontos-finais nos bairros.

Ganho para todos

As linhas expressas e semi-expressas garantem benefícios aos usuários, que têm o tempo de suas viagens reduzidas, bem como os demais motoristas e pedestres, uma vez que as principais ruas e avenidas ficam mais desafogadas. Outro destaque é para o SIT, que consegue uma divisão melhor na quantidade de transportados em cada ônibus, seja expresso, semi-expresso ou parador.

“Para implantar uma linha expressa ou semi-expressa é feita uma pesquisa da demanda de determinada região, em seguida, se for necessário e viável o serviço é disponibilizado”, explica o assessor municipal de Transportes, Divino dos Santos, da Settran.

Serviço:

Linhas expressas ou semi-expressas de ônibus do SIT

– E102 – Canaã / Terminal Central (Semi-expresso)

– E120 – Luizote / Terminal Central (Semi-expresso)

– E121 – Luizote / Terminal Central (Semi expresso)

– E131 – Terminal Santa Luzia / Terminal Central (Expresso)

– E141 – Terminal Planalto / Terminal Central (Expresso)

– E144 – Jardim Brasília / Terminal Central (Expresso)

– E147 – Shopping Park / Terminal Central (Semi-expresso)

– T104 – Morumbi / Terminal Central (Semi-expresso)

– T123 – Algar Tecnologia / Terminal Central – Via Terminal Umuarama (Semi-expresso)

 

Prefeitura de Uberlândia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *