Prática de exercícios físicos estimula as pessoas a cuidarem da saúde

Você não precisa ser um atleta para cuidar da sua saúde. A Prefeitura Municipal de Uberlândia, por meio do Programa Pratique Saúde, promove nos bairros atividades físicas com supervisão e orientação profissional. Os exercícios corporais realizados priorizam a atenção aos pacientes que tem algum tipo de doença crônica degenerativa não transmissível como a hipertensão arterial, diabetes mellitus e obesidade.

Cerca de 500 pessoas são atendidas no município com atividades físicas promovidas por 21 unidades de saúde das regiões leste, oeste, norte e sul. “A prática de exercícios corpóreos regulares ajuda a fortalecer a musculatura, ossos e também previne doenças relacionadas ao sedentarismo”, disse Emiliano Bastos, coordenador do Programa Pratique Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde.

O aposentado Antônio Gomes da Silva, 68 anos, foi diagnosticado com diabetes, hipertensão e artrose. “A minha taxa de glicemia chegou a 400. Eu tinha uma vida bastante sedentária, ingeria muitas frituras e estava acima do peso”, conta o aposentado que chegou a pesar 96 kg. Há dois anos ele tem acompanhamento no Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro Canaã, mudou os hábitos alimentares e pratica atividades físicas com acompanhamento do preparador físico do Programa Pratique Saúde. “Eu perdi 17 kg durante o tratamento. Antes eu não levantava o braço por causa da artrose, mas agora movimento com mais facilidade”, diz o aposentado.

Além de evitar os agravos do diabetes e reduzir a obesidade, a prática regular de exercícios físicos fortalece o organismo prevenindo quedas e fraturas por acidentes domésticos. Segundo o Ministério da Saúde, as atividades físicas monitoradas por profissionais de saúde ainda previnem e controlam doenças cardiovasculares, osteoporose, e depressão. “Não sou diabética, não tenho hipertensão, nem colesterol. Participo das atividades na praça toda semana porque me faz sentir disposta para o trabalho e durante a noite eu durmo melhor”, disse Joelma Pereira da Silva, 42 anos, uma das participantes mais ativas do Programa Pratique Saúde no bairro Canaã.

Prefeitura de Uberlândia

Uma resposta a Prática de exercícios físicos estimula as pessoas a cuidarem da saúde

  1. Regilene das Graças Siqueira disse:

    eu tbm participo do programa no bairro canãa 3 vezes na semana,eu tbm me sinto ótima,melhorei mt até pra dormir sntes eu sofria mt com isonia agora estou bem melhor…e tbm participo à noite no poli espotivo das aulas da funtel,adoooro… vou perdir pra vcs aqui no nosso bairro precisamos mt de lugar pra caminhar…é uma difilculdade temos que ir pro bairro jardim das palmeiras é mt complicado…ve se vcs fazem um lugar proprio pra gente aqui,tem mt gente que precisa…obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *