Aspecto do cabelo pode indicar problemas de saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Queda excessiva, fios quebradiços ou opacos (sem brilho) e com pontas duplas são alguns indícios de que algo está errado. Segundo a hair stylist Sirlene Nunes, algumas doenças são refletidas no cabelo. “Algumas das minhas clientes tiveram a confirmação de problemas de tireoide, anemia, stress e outras patologias e nem sabiam. Assim que avalio os cabelos, se for necessário indico que procure um médico”, disse Sirlene.

Por isto, é importante que o profissional que trabalha com os cabelos esteja atento e tenha experiência suficiente para saber identificar quando os tratamentos para os fios precisam estar aliados ao tratamento médico de determinada doença.

Algumas das características capilares que são indicativos de doenças são: queda excessiva de cabelos; falhas muito intensas; infecção, ou feridas no couro cabeludo; cabelo sem vida, opaco. Tais aspectos podem identificar problemas físicos ou emocionais.

De acordo com a dermatologista Cíntia Cunha as alterações da tireoide (que atinge cerca de 60% da população brasileira) e anemia são as que mais refletem nos cabelos. Em todos os casos, é importante aliar ao tratamento médico, o tratamento diretamente no cabelo com bons produtos e bons profissionais.

A saúde dos cabelos também se faz com ações diárias e preventivas. E cada tipo exige um cuidado especial com produtos adequados às suas necessidades: controle de oleosidade, hidratação, anticaspa etc.

Além dessas atitudes, é importante investir em uma alimentação adequada e rica em nutrientes. As vitaminas A e B, o ferro, as proteínas animais e os aminoácidos contribuem para a saúde geral do organismo e também para o equilíbrio dos fios.

Confira dicas da especialista Sirlene Nunes para evitar danos capilares:

– evitar altas temperaturas na água;

– ao lavar os cabelos usar as pontas dos dedos para não ocasionar irritação com o uso das unhas;

– aplicar o shampoo na cabeça diretamente de uma orelha a outra e na nuca e usar condicionador só no cabelo;

– conhecer o tipo de couro cabeludo para escolher o tipo ideal de shampoo;

– na hora de pentear, o ideal é optar por pentes de dentes grossos e separados, que agridem menos os fios. Começar pelas pontas;

– abusar dos óleos vegetais para hidratação.

Kompleta Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *