Começa sábado (24) atualização da caderneta de vacinação

cartão de vacinação será atualizado em UberlândiaComeça neste sábado (24) a campanha nacional de atualização da caderneta de vacinação infantil. A data também marca o dia D de mobilização e divulgação nacional. Em Uberlândia, 64 salas de vacinas vão atualizar o esquema vacinal infantil até o dia 30 de agosto. O horário de atendimento das unidades para vacinação será entre 8 e 17 horas.

Durante a campanha serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil para 41.343 crianças com até 5 anos de idade. “Todos os pais ou responsáveis por crianças nesta faixa etária devem comparecer a uma unidade de saúde com a caderneta para avaliação dos profissionais de saúde”, disse o secretário municipal de Saúde, Almir Fontes. Nos casos em que alguma vacina não tenha sido aplicada, a criança receberá a dose na hora.

Com esta ação a Secretária Municipal de Saúde pretende aumentar a cobertura vacinal e reduzir o risco de transmissão de várias doenças. Durante a campanha estão disponíveis doses das vacinas: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

Os pais que não tiverem a caderneta de vacinação dos seus filhos devem comparecer a uma unidade de saúde para que seja feito a avaliação da situação vacinal de acordo com a faixa etária. A imunização só acontece quando as crianças completam todo o esquema vacinal, incluindo as doses de reforço previsto no calendário básico de vacinação do Ministério da Saúde.

Secom PMU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *