Curupira retoma atividades esta semana em Araguari

Projeto EMCANTARDesde 2007, o Projeto Curupira realizado pelo EMCANTAR e parceiros vem modificando a realidade de crianças que frequentam o Educandário Lar da Criança, associação beneficente de Araguari. Na próxima quinta-feira, dia 08 de agosto, serão iniciadas as atividades do segundo semestre de 2013. Para os próximos meses, estão programadas oficinas, encontros com educadores e familiares, intercâmbios e passeios culturais, além do espetáculo de encerramento do ano.

No primeiro semestre, foram realizados 34 encontros de formação com duração total de 204 horas, em que as crianças vivenciaram cultura, descobriram seus potenciais e produziram números artísticos, junto com muita brincadeira e diversão.

Francine Rezende, coordenadora das oficinas do Curupira, conta que foram organizados também encontros bimestrais com educadores e familiares dos participantes, a fim de fortalecer o processo de desenvolvimento humano realizado com as crianças.“Em cada encontro são tratados temas relativos à proposta do projeto, além de serem vivenciadas atividades artísticas preparando os envolvidos (educadores e pais) para apresentarem um número artístico juntamente com as crianças no espetáculo ao final do ano”, define.

“É muito gratificante perceber que atividades do Projeto Curupira vêm transformando as crianças, seus familiares, comunidade educativa do Educandário Lar da Criança e a comunidade em geral. Prova concreta dessa transformação está na grande participação da comunidade no Arraiá do Lar da Criança, na qualidade das apresentações artísticas das crianças e no envolvimento dos familiares na realização da festa. Só nos resta louvar e agradecer ao Deus pelas graças recebidas através das pessoas que colocam seus dons, talentos e recursos financeiros na realização desse grande empreendimento”, enfatiza Irmã Conceição Aparecida Ferreira, diretora do Educandário Lar da Criança.

Projeto EMCANTAR 2Educadores e familiares

De acordo com Rezende, nos encontros com os educadores é abordada a temática da Educação Integral, a partir do desenvolvimento humano na perspectiva adotada pela Organização das Nações Unidas – ONU. “Assim, o projeto busca oferecer oportunidades para que as crianças transformem seus potenciais em competências e carências em aperfeiçoamento por meio de seus educadores”,esclarece.

Já com os familiares são desenvolvidas atividades lúdicas, reforçando e valorizando a infância como período de formação e desenvolvimento do ser humano, além de convidar os responsáveis a participarem das propostas do projeto, ampliando-as para o ambiente domiciliar. São trabalhados, de forma prática, conceitos como respeito, organização, limite e cooperação.

Saiba mais

Projeto Curupira é realizado desde 2007 pela parceria entre EMCANTAR, SICOOB Aracoop, Ozanam – Programa de Assistência Familiar, CDL Araguari e Educandário Lar da Criança. Tem como principal objetivo promover o desenvolvimento humano das crianças frequentadoras do Educandário, por meio da realização de ações de Arte e Educação Ambiental. Em 2013, as oficinas são desenvolvidas com 107 crianças de 5 a 12 anos, nas terças e quintas-feiras. Acompanhe os resultados do projeto pelo site: www.emcantar.org

Fotos (Douglas Luzz)

Ciclo Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *