Prefeitura contabiliza o número de moradores de rua em Uberlândia

Prefeitura contabiliza o número de moradores de rua em UberlândiaSegundo um levantamento feito nos últimos 12 meses pela Prefeitura de Uberlândia, cerca de 730 pessoas vivem nas ruas da cidade. Ainda de acordo com a pesquisa, 60% dessas pessoas são de outras cidades, enquanto 40% são do município, mas acabaram nas ruas por desentendimentos familiares e/ou dependência química.

Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho de Uberlândia, mais da metade dessas pessoas tem envolvimento com drogas, portanto,será ampliado o número de equipes para abordá-las e identificar suas necessidades. Hoje existe apenas uma, mas a meta é formar quatro. Além disso, aqueles que necessitarem de tratamento para dependência química, poderão ser encaminhados a comunidades terapêuticas. Mas ainda não existe um levantamento de vagas disponíveis atualmente.

Patrícia e seu companheiro. De branco, nosso repórter, Vinicius Lemos

Patrícia e seu companheiro. De branco, nosso repórter, Vinicius Lemos

Nossa equipe conversou com uma moradora de rua, Patrícia, e seu companheiro. Eles vivem na Praça Tubal Vilela há um mês e antes disso viviam na Praça Sérgio Pacheco. Ambos são de Apucarana, no Paraná, e estão na cidade há alguns meses em busca de emprego. Patrícia disse que a vida nas ruas não é tranquila e ela não consegue dormir à noite. Seu companheiro, há alguns dias, apanhou de outros moradores de rua e ficou com os olhos machucados.

Além do aumento das vagas para tratamento em dependência química, outra possibilidade é a prefeitura custear o retorno dessas pessoas para suas cidades de origem. Seguno o secretário municipal da pasta, Murilo Ferreira, a PMU está preparando um Programa Municipal para Enfrentamento e Acompanhamento desta situação. “Nós não podemos deixar que Uberlândia se transforme num ponto de transição de população de rua.

Uma resposta a Prefeitura contabiliza o número de moradores de rua em Uberlândia

  1. FERNANDO CABRAL disse:

    Muito muito , mas muito mais que 730 pessoas vivem nas ruas de Uberlândia…, esse nº divulgado é tão fajuto e enganador que a administração do Governo Gilmar Machado.Para quem conhece a cidade e anda nela, esse nº divulgado é apenas para não ‘alardar’ a opinião pública. #ReajaGilmarMachado .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *