Grupo de bordadeiras Flor de Chita expõe trabalhos no 3º Festival de Inverno

Grupo Flor de Chita expõe artesanato no 3º Festival Serra da Canastra 3Nesta sexta (12) e sábado (13), acontece em São Roque de Minas, o 3º Festival de Inverno da Serra da Canastra. Além das atrações musicais como Luiz Salgado e Renato Teixeira, nos dois dias do Festival haverá uma tenda expositora com produtos da Canastra, oferecendo aos visitantes o famoso Queijo Canastra, a Cachaça artesanal da região, artigos do festival, entre outros. Dentre os expositores estará o grupo de bordadeiras, intitulado Flor de Chita, que foi especialmente convidado pela Moinho Cultural para participar do evento e desenvolveu uma linha exclusiva com elementos da Serra da Canastra.

Grupo Flor de Chita expõe artesanato no 3º Festival Serra da Canastra 2O grupo Flor de Chita, único dos expositores que não é da região do Festival, é formado por dez bordadeiras do Bairro Morada Nova (zona rural de Uberlândia – MG), sob a coordenação de Cleusa Maria Bernardes e Graziela Zocal, trabalhando com as memórias e vivências através do bordado. Para o festival, foram desenvolvidas peças específicas com os elementos símbolos da Canastra, como o Pato Mergulhão, Lobo Guará, Tamanduá Bandeira, as cachoeiras e o São Francisco, santo que dá nome ao rio que nasce na região.

Grupo Flor de Chita expõe artesanato no 3º Festival Serra da CanastraCleusa Maria Bernardes conta que “o grupo existe desde 2009 e uma de nossas filosofias é reinventar as memórias pelo bordado, envolvendo fatos regionais, a geografia e o cerrado. Quando recebemos o convite ficamos muito felizes, já ‘namorávamos’ o Festival há algum tempo, pois percebemos uma sintonia muito grande com o nosso trabalho e filosofia”.

O 3º Festival de Inverno da Serra da Canastra é realizado pela Moinho Cultural e conta com a co-realização da Prefeitura Municipal de São Roque de Minas, apoio da Sicoob Saromcredi e Associação Comercial e Empresarial de São Roque de Minas, apoio de mídia da TV Integração e incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Serifa Comunicação

3 respostas a Grupo de bordadeiras Flor de Chita expõe trabalhos no 3º Festival de Inverno

  1. Gostaria de saber se o Grupo de Bordadeiras aceitam encomendas.

    O Grupo borda em chita?

    Estou no aguardo. Grata!

  2. Silvania Mendes Miro disse:

    gostaria de saber sobre as bordadeiras como elas trabalham e que tipo de brodados fazem
    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *