Saiba qual a melhor postura para uma boa noite de sono

Saiba qual a melhor postura para uma boa noite de sonoDormir é um dos momentos mais importantes para o corpo. É nesse período que a mente descansa e o corpo repõe as energias. Mas dormir corretamente, com colchão adequado é essencial para um sono reparador e que não vá causar dores no corpo no dia seguinte.

O ortopedista, Fabiano Canto, do Hospital Orthomed Center esclarece algumas dúvidas sobre as melhores posições e tipos de colchões para garantir uma boa noite de sono.

· Qual a posição adequada para dormir? Por quê?

Devemos dormir de lado (decúbito lateral) e com as pernas dobradas (joelhos fletidos). Assim mantemos a coluna lombar na posição mais fisiológica possível. Dormir de bruços e de barriga para cima pode causar dores na coluna. O correto é que as pessoas procurem dormir de lado.

· Dormir na posição certa pode evitar doenças ou problemas na coluna?

Sim. Principalmente dores na musculatura paravertebral da coluna lombar, torácica e cervical.

· Tem pessoas que usam vários travesseiros enquanto dormem. Abraçam, colocam no meio das pernas, colocam nos pés. Qual a quantidade certa e quais problemas isso pode causar?

Não existe uma quantidade certa de travesseiros enquanto dormimos. A medida certa de travesseiros é aquela que deixa a pessoa dormir confortavelmente. O excesso de travesseiros pode causar dores musculares nas pessoas.

· É bom dormir de barriga pra cima para não amassar o rosto e evitar rugas. Qual sua opinião sobre isto?

Se a pessoa não tem nenhum diagnóstico como patologias degenerativas da coluna lombar, como hérnia de disco ou estenose do canal medular, e não sentir incômodo não vejo problema, mas caso tenha que dormir de barriga para cima, isso pode causar dor na coluna lombar.

· E para mulheres grávidas, qual a melhor posição para dormir? Por quê?

De lado. A mulher grávida deve dormir de lado para melhorar o fluxo sanguíneo para ela e para a criança.

· Por que algumas pessoas acordam com partes do corpo mais inchadas (como os pés). É normal?

Não é normal acordar com os pés inchados. Podem existir vários problemas médicos que levam ao inchaço dos pés. Como problemas cardíacos, vasculares ou renais.

· Sobre o colchão, existem alguns mais duros e que são ortopédicos. Realmente colchões mais ‘firmes’ são melhores para coluna?

Colchões mais firmes são melhores para colunas com patologias degenerativas que são doenças muito comuns nas pessoas no decorrer da vida. Para quem tem dores nas costas, também é indicado colchões mais firmes, que mantém a coluna na sua posição fisiológica durante o sono.

· Qual travesseiro é mais recomendado (pena de ganso, espuma, etc.)?

O travesseiro mais indicado é aquele em que a pessoa se sente confortável e que mantém a cabeça na altura do ombro quando a pessoa está dormindo de lado.

· Na ortopedia, quais os diagnósticos mais comuns, que envolvem o jeito que as pessoas dormem e o tipo de colchão?

Os problemas mais comuns ocorrem em pessoas que dormem em colchões muito moles. Geralmente as queixas são de dores musculares na musculatura paravertebral lombar, dores em protuberâncias ósseas como o grande trocanter, dores na região coccígea, dores na musculatura paravertebral cervical.

Serifa Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *