Tabajara é a campeã do Carnaval de Uberlândia 2013

Concentração da escola vencedora do Carnaval de 2013.

Na tarde desta segunda-feira (11) foram realizadas as apurações dos votos para apontar a escola e bloco campeões do Carnaval de Uberlândia em 2013. E mais uma vez, não houve surpresas. A Tabajara venceu a disputa pela nona vez consecutiva e o bloco Aché venceu pela terceira vez seguida. Veja as notas das escolas:

1º Lugar – Tabajara: 217,5

2º lugar – Unidos do Chatão: 215,0

3º lugar – Garotos do Samba: 209,5

4º lugar – Acadêmicos do Samba: 201,5

Segundo o diretor da escola Tabajara, Luciano Moicano, o motivo de tantas vitórias é resultado da união do povo junto à escola. Moicano disse ainda que a Tabajara se prepara para o desfile do próximo, que será em comemoração aos 60 anos da escola.

Este ano, a escola levou para a avenida do samba, as tradições africanas da etnia Nagô-Yoruba, com o tema “O mito da criação na aurora dos deuses Nagôs”. A escola reforçou a necessidade de divulgar a cultura negra, um dos pilares da história brasileira.

A Tabajara desfilou com quatro carros alegóricos, cada um representando um elemento da criação, mais dois tripés e 600 componentes divididos em 25 alas, sendo que cada uma representou um recorte da cultura da “terra mãe”.

Já entre os blocos, o grande campeão foi o Aché. O bloco, que é o mais antigo, foi fundado em 1988 e conta em sua trajetória com 19 títulos do carnaval uberlandense. O bloco conquistou o tricampeonato levando para a avenida 200 componentes divididos em dez alas. O tema foi inspirado nas obras literárias de Jorge Amado. O formato do desfile foi através de atos teatrais, sendo que cada ato abordou um livro do escritor.

4 respostas a Tabajara é a campeã do Carnaval de Uberlândia 2013

  1. Cely disse:

    Não tem graça esse carnaval de Uberlândia,todo ano a mesma coisa,uma cidade tão grande poderia oferecer algo melhor e diferente.

  2. Viviane disse:

    Gostaria de parabenizar os blocos e escolas de samba de Uberlândia pelo desfile, independente de serem premiados ou não com a vitória. Concordo com algumas críticas feitas ao nosso carnaval e a falta de incentivo para os uberlandenses permanecerem na cidade para curtir aqui esta festa,mas também gostaria de abordar que esta tradição pode mudar e esperamos que sim! Deixar aqui a alegria da nossa população e trazer de fora visitantes para nossa folia também promoverá o devido incentivo que nossos blocos e escolas de samba merecem para suas apresentações.

  3. Julianne disse:

    O carnaval de Uberlândia é sempre a mesma coisa. Tem muito o que melhorar.
    Falta incentivo, criatividade, investimento na verdadeira cultura.

  4. greg disse:

    é até que me ajudou um pouco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *