PMU lança projetos Bombeiro Mirim e Voluntários da Cidadania

Projeto Bombeiro Mirim beneficiará cerca de 300 crianças

A Prefeitura de Uberlândia lançou na tarde desta quinta-feira (21), no Centro Administrativo Municipal dois importantes projetos de responsabilidade social: Bombeiro Mirim e Voluntários da Cidadania. O evento contou com a presença de crianças e jovens.

O Bombeiro Mirim é uma realização da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O projeto visa ampliar as atividades oferecidas às crianças e adolescentes atendidas nos Núcleos de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naicas). A ideia é estimular a iniciativa, independência e busca de identidade, além de preparar para o enfrentamento de situações de emergência.

As atividades do Bombeiro Mirim englobam prevenção contra incêndios, primeiros socorros, prevenção de afogamentos e de vários tipos de acidentes, dentre eles os domésticos, os de trabalho e os de trânsito, assim como noções de proteção e prevenção no campo da defesa civil.

Também é despertado nas crianças e adolescentes a consciência coletiva de preservação do meio ambiente, noções de saúde e de higiene, educação no trânsito, drogas e seus malefícios, cidadania, civismo e atividades recreativas.

“Eu sempre destaco o quanto é importante observar as companhias dos nossos filhos e temos a certeza de que, com este projeto, estamos ao lado de pessoas boas, comprometidas, honestas e trabalhadoras, pessoas que não apenas prometem, mas fazem”, afirmou o comandante do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros em Uberlândia, Cel. Felipe Aidar.

Inicialmente, o Bombeiro Mirim atende 300 crianças e adolescentes de ambos os sexos, na faixa etária de 8 a 12 anos, o projeto Bombeiro Mirim é realizado de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h, nos Naicas Jardim Célia, Marta Helena, Morumbi e Segismundo Pereira.

Voluntários da Cidadania

O segundo projeto lançado é o Voluntários da Cidadania, desenvolvido em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), com o apoio da Vara da Infância e Juventude e do Ministério Público, por meio de um curso para voluntários. O público-alvo são jovens de 16 a 20 anos, em conflito com a lei e de alta vulnerabilidade social.

“Esse projeto representará muito para a vida dos jovens de Uberlândia que estão saindo da liberdade assistida e terão a oportunidade de ingressar em cursos profissionalizantes para melhorar suas perspectivas”, destacou a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, Iracema Barbosa Marques.

O curso é um processo formativo, aliado à atividades didáticas, treinamentos compostos por atividades desenvolvidas de acordo com o bombeiro profissional civil, buscando a formação técnica profissional para desempenho de atuação profissional, fundamentados nos direitos humanos, hierárquicos, disciplinares, consolidando os valores necessários à convivência comunitária.

O objetivo do projeto é capacitar esses jovens para desenvolverem ações de prevenção a incêndios e atendimento de emergências em edificações e eventos, participando como cidadãos ativos na sociedade. O curso abordará primeiros socorros a possíveis vítimas, identificação de situações de emergência, respeito e obediência à lei e aos valores morais, manuseamento de forma correta equipamentos de combate a incêndios, dentre outros conhecimentos.

Participarão do projeto 50 jovens de ambos os sexos, que cumprem medidas socioeducativas de Prestação de Serviço à Comunidade e Liberdade Assistida no Centro Municipal de Atendimento à Infância e Adolescência (Cemaia) / Centro de Referência Especial de Assistência Social (Creas). As atividades serão iniciadas em agosto, no 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

Secom PMU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *