Este ano a campanha nacional de vacinação contra a gripe suína (H1N1) será feita entre os dias 5 e 25 de maio. A vacina, que será administrada pelo SUS na população, utiliza as três cepas de vírus que mais circularam no país no ano anterior. Além da gripe comum, o Ministério da Saúde pretende imunizar também contra a influenza A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína.
Desde o ano passado, a vacinação abrange várias faixas etárias. O público-alvo da campanha inclui idosos (a partir de 60 anos), população indígena, crianças com idade a partir de 6 meses e menores de 2 anos, grávidas em qualquer período de gestação e profissionais de saúde.
Patos de Minas contra a gripe
Em Patos de Minas, 18 unidades de Saúde na área na rural e 4 PSF da área rural terão as vacinas para imunização. Na primeira etapa da campanha, deverão ser vacinados as crianças de 6 a 2 meses, gestantes e idosos. Na segunda etapa será a vez dos profissionais da área de saúde, doentes e acamados cadastrados. Se sobrar doses de vacina, haverá uma terceira etapa para doentes crônicos.
De acordo com a gerente da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas, Mariah Figueiredo, a expectativa é de repetir o índice de cobertura do ano passado, que foi acima de 100%. Para este ano, o Ministério da Saúde já encaminhou a meta e todos os municípios devem ter no mínimo 95% de cobertura vacinal.
Brasil contra a gripe
Dados do ministério indicam que, no ano passado, cerca de 25 milhões de pessoas foram vacinadas contra a gripe sazonal, ou seja, a gripe comum. Em 2011, assim como este ano, quem recebeu a vacina também ficou imunizado contra a gripe suína.